Passar mais tempo sentado está associado a um risco mais elevado de cancro nas mulheres, especificamente, mieloma múltiplo, cancro da mama e dos ovários, sugere um estudo publicado na revista “Cancer Epidemiology, Biomarkers, and Prevention”.
Apesar de vários estudos já terem associado a prática de atividade física à prevenção do cancro, poucos foram aqueles que avaliaram a ligação entre o tempo sentado e o risco de cancros específicos. Nas últimas décadas, o tempo que as pessoas permanecem sentadas tem aumentado devido a vários fatores, incluindo avanços tecnológicos, como o computador, e alterações nos transportes.
No estudo realizado pelos investigadores da Sociedade Americana de Cancro, nos EUA, foi comparado o tempo que se permanecia sentado e o cancro em mais de 146 mil homens e mulheres que não tinham cancro. Entre 1992 e 2009, 18.555 homens e 12.236 mulheres foram diagnosticadas com cancro.
Os investigadores, liderados por Susan M. Gapstur, verificaram que um tempo longo de permanência sentado estava associado a um risco 10% maior de cancro nas mulheres, após terem tido em conta a prática de atividade física, índice de massa corporal e outros fatores. Esta associação não foi verificada nos homens.
Nas mulheres, o tempo sentado foi associado a um risco de mieloma múltiplo, cancro da mama invasivo e cancro do ovário. Nos homens não se verificou nenhuma associação entre o tempo de permanência sentado e o desenvolvimento de cancros específicos.
“Um maior tempo sentado foi associado a um risco mais elevado de cancro total nas mulheres e, especificamente, mieloma múltiplo, cancro da mama e de ovário, mas esta associação não se verificou nos homens. São necessários mais estudos para entender melhor as diferenças nas associações entre homens e mulheres”, concluíram os autores do estudo.
Passar muito tempo sentado aumenta risco de cancroNotícias de Saúde
Quinta, 16 de Julho de 2015 | 49 Visualizações

Fonte de imagem: saude.umcomo
Passar mais tempo sentado está associado a um risco mais elevado de cancro nas mulheres, especificamente, mieloma múltiplo, cancro da mama e dos ovários, sugere um estudo publicado na revista “Cancer Epidemiology, Biomarkers, and Prevention”.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência
Estudo publicado na revista “Cancer Epidemiology, Biomarkers, and Prevention”
Estudo publicado na revista “Cancer Epidemiology, Biomarkers, and Prevention”