Partilhar conhecimentos aumenta sucesso individualNotícias de Saúde

Segunda, 11 de Agosto de 2014 | 119 Visualizações

Ser altruísta e partilhar conhecimentos com os outros pode contribuir para aumentar o sucesso individual. É o que sugere um estudo alemão, que mostra que aqueles que trocam informações com os colegas em ambiente profissional e aceitam dividir lucros recebem, por sua vez, informações adicionais e têm maior probabilidade de serem, eles próprios, bem-sucedidos.

A conclusão é de um grupo de investigadores das universidades de Tubingen e Friburgo, na Alemanha, que recorreram a testes de personalidade para analisar as dinâmicas entre aqueles que recebem e aqueles que cedem informações com base numa amostra de mais de 1.200 trabalhadores. 

De acordo com um comunicado divulgado pelas instituições, as coordenadoras do estudo, Sonja Utz e Anja Goritz, avaliaram os comportamentos cooperativos em contexto de dilema social e através de uma tarefa de partilha de informação estratégica e observaram que aqueles que cedem conhecimentos têm tendência a ser menos narcisistas e auto-centrados. 

Estes indivíduos, constataram as investigadoras, não apenas partilharam dinheiro com o grupo quando tal situação se colocou, como partilharam, também, as informações mais importantes, ao passo que os mais egoístas mantiveram os lucros para si próprios e esconderam o que sabiam, acabando por ter piores resultados em termos de desempenho e benefícios. 

Segundo Utz e Goritz, os resultados, que vão ser publicados em breve na revista científica Personality and Individual Differences, indicam que pode ser necessário não apenas proporcionar aos trabalhadores ferramentas de gestão para otimizar a troca de conhecimentos, mas também fazer com que os líderes e gestores passem a dar mais atenção às caraterísticas de cada profissional.

Partilhar esta notícia
Referência
Revista científica Personality and Individual Differences