Paixão faz homens perderem pesoNotícias de Saúde

Sábado, 23 de Maio de 2015 | 30 Visualizações

Fonte de imagem: shuterstock

A oxitocina, conhecida como ‘hormona do amor’ faz com que os homens consumam menos calorias, revela estudo norte-americano.

Um estudo da Universidade de Harvard publicado na revista científica Obesity concluiu que, se quer perder peso, apaixonar-se pode ajudar muito, sobretudo no caso dos homens. Aparentemente, um dos efeitos da oxitocina (que o corpo produz em maior quantidade quando se está apaixonado), faz com que os homens consumam menos calorias e reduzam a ingestão de gorduras.

O estudo foi realizado junto de 25 homens saudáveis com uma média de idades de 27 anos, 13 dos quais com peso ideal e os restantes com excesso de peso ou obesidade. Metade dos voluntários receberam uma dose, em 'spray' nasal, de oxitocina, os outros o placebo, como parte do grupo de controlo. Uma hora depois foi proposto a todos que tomassem o pequeno-almoço, escolhendo a refeição a partir de uma ementa.

A equipa, coordenada por Elizabeth Lawson avaliou o número de calorias ingeridas por cada um e concluiu que aqueles que receberam oxitocina consumiram menos 122 calorias e menos nove gramas de gordura do que os restantes.  

Além disso, revela o comunicado, a "hormona do amor" ajudou ao aumento do uso da gordura corporal enquanto "combustível" para transformação em energia pelo organismo sem que se observassem quaisquer efeitos secundários.

Partilhar esta notícia
Referência
Boas Notícias /Wiley Online Library

Notícias Relacionadas