Pais com medo da Matemática prejudicam aprendizagem dos filhosNotícias de Saúde

Quinta, 17 de Setembro de 2015 | 17 Visualizações

Fonte de imagem: kids.pplware

O medo dos números é um problema real e pode comprometer a capacidade dos mais novos compreenderem a disciplina, principalmente quando são ajudados por pais que sofrem de ansiedade na presença da Matemática.

O quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos. Já está a tremer?

A Matemática é um ‘bicho-papão’. E dos grandes. Se para os mais novos é, por si só, uma equação complicada de resolver, para os pais pode ser mesmo uma dor de cabeça, principalmente quando não estão à vontade com a disciplina.

Diz um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, que os pais que se sentem ansiosos na presença de problemas matemáticos podem estar a prejudicar a aprendizagem dos filhos, uma vez que podem transmitir o ‘medo dos números’ e formas erradas de resolver os problemas.

Publicado na revista Psychological Science, o estudo analisou o nível de ansiedade no início e no final do ano letivo de 438 crianças de 29 escolas públicas e privadas dos Estados Unidos. A reação dos pais na presença da Matemática e a forma como ajudam os filhos a fazer os trabalhos de casa também foram analisadas.

E, conta o The New York Times, por muito que queiram ser úteis, as crianças que foram ajudadas em casa por pais com ansiedade perante a Matemática apresentaram piores notas no final do ano letivo e um maior nível de ansiedade com a disciplina.

Assim sendo, o melhor é mesmo não ajudar de todo ou pedir o auxílio a um explicador profissional e que sinta à vontade com os problemas matemáticos que a criança tem que resolver em casa. Para os pais que querem manter-se presentes neste momento do dia, o recomendado é que encontrem novas técnicas de explicar a Matemática aos mais novos, optando por jogos, por exemplo.

Como o Notícias Ao Minuto já tinha noticiado que a ansiedade provocada pela matemática é real e não escolhe nem idades, nem géneros, nem, tão pouco, estatutos. O medo de números não afeta apenas crianças e tem sido alvo de estudo por parte da Ciência, que até hoje ainda está à procura de uma explicação para o impacto que a matemática tem na mente e no comportamento.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas