Os riscos do abuso de antibióticosNotícias de Saúde

Quarta, 08 de Julho de 2015 | 175 Visualizações

Fonte de imagem: Momentsbyallianz

O abuso na toma de antibióticos pode ter um impacto significativo no desenvolvimento das crianças. Quem o garante é um estudo norte-americano publicado na revista “Nature Communications” e citado pelo portal “Alert”. Os maiores riscos são visíveis no indesejado aumento de aumento de peso, aumento do crescimento ósseo e alteração da flora intestinal.

Para o trabalho agora realizado pelo do Centro Médico Langone da Universidade de Nova Iorque (EUA), os investigadores administraram a ratinhos três ciclos curtos de amoxicilina (antibiótico de largo espetro), tilosina (que não é utilizado em crianças, mas representa uma outra classe comum de antibióticos denominados por macrolídeos, e que está a ganhar popularidade entre os pediatras) e a um terceiro grupo, uma mistura dos dois fármacos.

Segundo o Alert, de forma a testar os efeitos da utilização de antibióticos pediátricos, os investigadores administraram aos animais a mesma dose terapêutica que a média das crianças recebe nos primeiros dois anos de vida. Um grupo controlo de ratinhos não foi tratado com nenhum fármaco. Os resultados são semelhantes aos já encontrados anteriormente que tinham sugerido que a exposição a antibióticos, durante um período específico do desenvolvimento, afetava a flora intestinal e reprogramava permanentemente o metabolismo, fazendo com que houvesse uma predisposição para a obesidade.

Partilhar esta notícia
Autor
Pais
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados