Os riscos da gravidez depois dos 40Notícias de Saúde

Quinta, 25 de Fevereiro de 2016 | 62 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

A idade é um fator que não só interfere com a fertilidade da mulher, como pode ainda ser uma causa para alguns problemas de saúde pós-gravidez.

Engravidar depois dos 40 anos aumenta o risco de Diabetes e hipertensão gestacional, mas não só. Um novo estudo do Zeenat Qureshi Stroke Insitute, nos Estados Unidos, revela que a maternidade tardia deixa as mulheres à mercê de ataques de coração e de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Apresentado esta semana, o estudo revela que o risco aumenta com o passar dos anos e que estas consequências podem ser cada vez mais frequentes, uma vez que são muitas as mulheres que preferem ter filhos mais tarde.

A conclusão, diz o site ABC.es, surgiu depois de terem sido analisados os dados de 72.221 mulheres com idades entre os 50 e os 79 anos. Do total de participantes, 3.306 deram à luz depois dos 40 anos.

Durante 12 anos de acompanhamento, os investigadores conseguiram concluir que o risco de isquemia cerebral (interrupção do fluxo de sangue para a parte do cérebro) aumentou de 2,4 para 3,8% mas mães mais velhas. A possibilidade de ocorrer uma hemorragia cerebral também cresceu de 0,5% a 1% nas mulheres que engravidaram depois dos 40 anos, idade que fez crescer, ainda, o risco de ataque cardíaco entre 2,5% e 3%.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas