Os primeiros anos da infância são essenciais para incutir hábitos de vida saudávelNotícias de Saúde

Segunda, 04 de Maio de 2015 | 32 Visualizações

Os programas focados em promover o exercício físico através de jogos no recreio ou em instalações desportivas escolares, melhoram a qualidade de vida, o rendimento intelectual e a qualidade do sono nas crianças. A elevada taxa de obesidade infantil não é apenas um problema da atualidade, uma vez que a magnitude das suas consequências é maior a longo prazo.

De acordo com o estudo " Estilos de vida saudável e nutrição em adolescentes europeus” (HELENA), 61% das crianças entre os 11 e os 15 anos passam mais de duas horas por dia em frente à televisão.

Mudança de hábitos

Outra das análises contidas no Documento de Consenso sobre Obesidade e Sedentarismo no século XXI é o trabalho científico "Obesidade e sedentarismo em crianças e adolescentes: O que deve ser feito?". De acordo com esta pesquisa, as atividades baseadas em eletrónica "têm produzido um declínio nos níveis de atividade física e um aumento de atividades sedentárias em crianças e adolescentes." Segundo as conclusões desta análise, "iniciativas orientadas para reduzir o comportamento sedentário em crianças e adolescentes provaram ser bem-sucedidas".

Neste sentido, a escola é considerada como o melhor ambiente. Além de ser o cenário perfeito para atingir uma ampla população infantil, é também um local onde se potencia uma forte relação entre as crianças e os seus pares e entre elas e os professores.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas