Os perigos do eyelinerNotícias de Saúde

Segunda, 13 de Abril de 2015 | 264 Visualizações

Aplicar eyeliner (delineador de olhos) ou lápis muito próximo da linha das pestanas ou na linha de água dos olhos pode causar problemas de visão e infeções oculares, como a conjuntivite. O alerta é da equipa de Alison Ng que publicou um estudo na revista Eye and Contact Lens Science and Clinical Practice.

Os investigadores da Universidade de Waterloo, Canadá, recorreram a gravações de vídeo para observar e comparar a quantidade de partículas de eyeliner (ou lápis) que migraram para o filme lacrimal - a membrana transparente e fina protetora do olho. em análise esteve também o tempo que demorou esse processo depois da sua aplicação em diferentes locais os olhos das voluntárias: rente às pestanas, na pálpebra superior ou inferior e na linha de água do olho.

"Percebemos que a migração de resíduos de maquilhagem foi mais rápida e aconteceu em maior quantidade quando o delineador foi aplicado na linha de água do olho ou próximo da linha das pestanas inferior", afirmou a Dra. Ng, da Escola de Optometria e Ciências da Visão da Faculdade de Ciências de Waterloo, no estado do Ontário.

Duas das qualidades de quem procura um bom delineador são a durabilidade e a aderência. A maioria das fãs do traço preto quer que ele dure (se possível de manhã à noite) e aguente bem os piscares de olhos, o suor e a secreção natural de óleos que ocorrem ao longo do dia. Ceras, óleos, silicones e gomas naturais são ingredientes que compõem o eyeliner (e o lápis para olhos) e que ajudam a que se mantenha tal e qual, depois de aplicado. E são precisamente as ceras e os pigmentos que se "colam" às lentes de contacto que reduzem a qualidade da visão e, potencialmente, podem mesmo causar visão turva. O risco é maior para quem usa este tipo de maquilhagem diariamente, pois a acumulação de resíduos nas lentes de contacto pode provocar irritações nos olhos, avisam os especialistas.

Este é o primeiro estudo que confirma que estes produtos de maquilhagem passam com muita facilidade (e rapidamente) para o olho. O que quer dizer que lápis ou eyeliner eventualmente contaminados com bactérias podem provocar infecções oculares. (A propósito, é melhor evitar utilizar nos olhos os testers destes produtos disponíveis nas lojas de cosméticos.)

Para prevenir problemas graves, Alison Ng aconselha que "afiar o lápis antes de cada aplicação pode ajudar a prevenir a infecção". Se prefere o eyeliner líquido, evitar a contaminação em aplicações posteriores já é mais díficil. O melhor é substituir o produto com frequência.  E igualmente importante é remover totalmente a maquilhagem dos olhos antes de dormir.

Saiba mais aqui (estudo em inglês)

Partilhar esta notícia
Autor
Visão
Referência
Estudo na revista Eye and Contact Lens Science and Clinical Practice.

Notícias Relacionadas