Os nove fatores que todas as dietas que funcionam têm em comumNotícias de Saúde

Segunda, 26 de Junho de 2017 | 30 Visualizações

Fonte de imagem: Dieta e Beleza

Os regimes restritivos podem ser um risco para a sua forma física e para a sua saúde. Se quer emagrecer ou manter o peso, o ideal é apostar em fazer mudanças na sua dieta.

Quando o tema é dieta, não faltam dicas e truques muitas vezes contraditórios para perder peso e emagrecer. Acaba por ser bastante confuso para a maior parte das pessoas, por isso o melhor é procurar um profissional que elabore um plano específico para si e para as suas necessidades.

Esqueça a contagem de calorias ou a eliminação de certos grupos alimentares, nada disto é saudável ou garante sucesso no emagrecimento. A edição norte-americana da revista Marie Claire falou com vários especialistas e revela os nove fatores que as dietas que funcionam têm em comum:

1. Promovem uma perda de peso de no máximo dois quilos por semana, pois perder mais pode significar que está a perder massa muscular;

2. Cortam o açúcar, não a gordura. Restringir o açúcar e o amido é saudável, restringir a gordura, não. Claro que dependo da origem da gordura – os fritos estão fora da classe saudável. As gorduras boas promovem a saciedade e são essenciais para a saúde.

3. Dão prioridade ao pequeno-almoço. Um pequeno-almoço de qualidade – com proteína, gordura e hidratos de carbono saudáveis – é essencial para ter um dia melhor, sem picos de fome.

4. Promovem refeições regulares. As dietas de sucesso incentivam os lanches saudáveis ao longo do dia.

5. Incentivam uma mudança de estilo de vida permanente. Esqueça os batidos, medicamentos e pós, uma boa dieta é aquela que nos leva a fazer mudanças no nosso estilo de vida que iremos manter para sempre.

6. Recomendam a combinação de proteína com hidratos de carbono. O segredo para um emagrecimento a longo prazo é manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados. Isso acontece quando acompanha os hidratos de carbono com proteína.

7. Não exigem a contagem de calorias. Vários estudos já confirmaram que contar calorias não é uma forma eficaz para perder peso. O que importa mesmo é a origem das calorias que consome. Um café e um muffin até podem ter as mesmas calorias do que um prato de ovos mexidos com um chá, mas certamente que a segunda opção é a mais saudável e amiga da dieta.

8. Incentivam o exercício físico. Boas dietas são aquelas que aconselham o aumento considerável da atividade física de quem as segue.

9. Aconselha a evitar o consumo de alimentos processados. Antes de comer qualquer coisa olhe para o rótulo, confirme a lista de ingredientes, e pergunte-se se seria possível confecionar aquela alimento em sua casa. Se a resposta for negativa, evite comer.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho