Os motivos mais comuns que nos levam a espirrarNotícias de Saúde

Sexta, 27 de Novembro de 2015 | 3853 Visualizações

Fonte de imagem: wikipedia

A estação dos espirros chegou mas há muito mais motivos que o levam a espirrar além da gripe. Conheça-os.

Em média, uma pessoa passa 24 horas da sua vida a espirrar, fazendo-o cerca de duas vezes por dia.

Mas, apesar de ser algo muito comum geralmente sabemos muito pouco sobre o ato de espirrar e até alimentamos alguns mitos que nada têm a ver com os verdadeiros motivos que nos levam a espirrar. O Daily Mail foi perceber mais sobre os espirros e lista algumas coisas que nos levam a espirrar – e alguns não são tão óbvios quanto isso.

Pó. O espirro é a forma de o corpo conseguir libertar objetos potencialmente prejudiciais como pó, detritos, fumo e muco do nosso nariz. Quando um objeto estranho chega à cavidad nasal, as terminações nervosas avisam o cérebro, que por sua vez provoca o espirro.

Gripe e constipação. Os vírus que provocam gripes e constipações reproduzem-se no nariz e na garganta, fazendo com que o nariz inche. Esta ação ‘engana’ o cérebro que por sua vez ordena ao corpo que espirre para se libertar de um objeto potencialmente prejudicial.

Sexo. Um estudo realizado pelo Dr. Mahmood Bhutta descobriu que 18 pacientes experienciaram espirros provocados pelo sexo. Um dos pacientes de meia-idade espirrava até sempre que tinha um pensamento mais ‘picante’.

Comida picante. Algumas pessoas espirram depois de ingerirem comidas picantes. Esta condição chama-se ‘rinite gustativa’. Um especialista explica que quando comemos 70% do sabor chega-nos pelo nariz. Quando comemos algo picante os sabores sobem pelo nariz e atuam como irritantes, provocando o espirro.

Os olhos podem saltar durante o espirro? Não, apesar de a maioria das pessoas fecha os olhos involuntariamente durante o espirro, algumas pessoas conseguem mantê-los abertos sem sofrer com isso. Ainda assim não é boa ideia forçar os olhos a ficarem abertos durante o espirro.

É perigoso conter o espirro? Um inquérito realizado em 2006 descobriu que 45% das pessoas espirra em público de forma mais ‘silenciosa’ do que quando está em privado. Mas conter o espirro ou ‘silenciá-lo’ pode não ser boa ideia, especialmente para as pessoas que têm problemas de ouvidos, um vez que pode estar a forçar ar a entrar nos seus ouvidos podendo provocar uma lesão. Segurar o espirro também pode enfraquecer os vasos sanguíneos no cérebro e nos olhos, puxar os músculos para trás e até mesmo partir uma costela.

É possível atrasar o espirro? Alan Wild, da Escola de Medicina da Universidade de Saint Louis diz que sim. Esfregar o nariz, forçar uma inspiração profunda pelo nariz ou pressionas o lábio superior pode suprimir ou atrasar um espirro.

Já se precisar fazer um espirro ‘sair’, o melhor é mesmo olhar para a luz.

Partilhar esta notícia
Referência