As dores na região lombar são as mais comuns e as que resultam diretamente da má postura, do sedentarismo e da falta de atividade física. Mas é na atividade física que está a solução.
Do pescoço ao coxis, passando pelos ombros e pela coluna. As dores nas costas são comuns e afetam miúdos e graúdos, sendo um resultado direto da má postura, do sedentarismo e da falta de atividade física.
E é na atividade física que está a solução. Mas não em qualquer atividade; há que ter consciência das limitações que a dor lombar traz e, por isso, apostar em exercícios de baixa intensidade e alongamentos.
Em declarações à BBC, Sebástian Pineda, diretor da Escola de Capacitação de Personal Trainers, diz que um dos exercícios mais indicados para quem sofre de dores nas costas é o pilates, modalidade que treina a postura, trabalha os músculos e relaxa. O ideal é obter autorização médica e procurar alguém que acompanhe todos os treinos, sob a pena da emenda sair pior que o soneto.
A natação é outras das modalidades a apostar. Além de trabalhar todo o corpo, não tem uma ação demasiado impactante nas costas e na área dorida. E se a prática de natação for recorrente – isto é, se houver uma rotina – não são apenas as costas que agradecem, a respiração também melhora e, com isso, a postura é mais facilmente corrigida.
Para os mais enérgicos, a solução está em andar de bicicleta. Contudo, há que ter uma especial atenção à postura que se tem enquanto se pedala: é fundamental não curvar em demasia as costas. O melhor é mesmo andar de bicicleta no ginásio e ajustá-la ao seu tamanho.
E para quem não tem tempo ou dinheiro para ir ao ginásio, nada melhor do que fazer alongamentos em casa. O YouTube está repleto de vídeos que ensinam e explicam como os alongamentos devem ser feitos.