Os hábitos que realmente podem prejudicar a saúde dos olhosNotícias de Saúde

Quinta, 22 de Setembro de 2016 | 142 Visualizações

Fonte de imagem: Huffingtonpost

E não, ver televisão demasiado perto não é um deles.

Comer cenouras para ver melhor, não usar os óculos de outra pessoa, ver televisão demasiado perto e passar muitas horas em frente ao computador. São todos maus exemplos de hábitos que podem danificar a saúde dos olhos… mas não é bem assim.

Os mitos sobre a saúde ocular são mais do que muitos e a vontade dos especialistas em quebrá-los é cada vez maior, uma vez que os olhos podem realmente ser um espelho da saúde da pessoa e beneficiar de uma boa alimentação.

Ao Mirror, a médica Clare O’Donnell revela que “não existe uma evidência que sugira” que estar demasiado perto da televisão e usar os óculos de outras pessoas possa danificar a saúde ocular. O mesmo acontece com o facto de se passar muito tempo em frente ao computador.

Embora sejam muitas as pessoas que acreditam que este hábito faz mal aos olhos, a médica explica que o que realmente faz mal é não fazer pausas e a pessoa não obrigar-se a pestanejar, de forma a lubrificar os olhos e evitar que fiquem secos e irritados.

Quando à higiene, dormir com maquilhagem é mesmo um dos erros mais comuns e mais prejudiciais para a saúde dos olhos, uma vez que estes ficam demasiado expostos a componentes químicos e possivelmente tóxicos.

Não partilhar a maquilhagem usada para os olhos e evitar ao máximo tocar neles com as mãos por lavar são as recomendações dadas pela médica, assim como apostar nuns óculos de sol que realmente protejam a visão contra os raios ultra-violeta. O controlo na ingestão de bebidas alcoólicas e a perda do hábito de fumar são também fundamentais para uma boa saúde ocular.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira

Notícias Relacionadas