Os erros comuns dos pais pela primeira vezNotícias de Saúde

Quarta, 14 de Outubro de 2015 | 285 Visualizações

Fonte de imagem: barrigasdeamor

Não é fácil criar um bebé, e para os pais pela primeira vez, este caminho pode ter ainda mais dificuldades.

A parentalidade é uma experiência de constante aprendizagem mas há erros que os pais pela primeira vez cometem que podem ser evitados.

O site M de Mulher listou alguns erros que os pais pela primeira vez cometem e como evitá-los.

1. Não tratar de si. Apesar de ser normal fazer dos desejos do seu bebé a prioridade, não é preciso deixar-se para último plano e descorar na alimentação ou até na higiene. Não deixe também de incluir um pouco de exercício físico na sua rotina.

2. Enfeitar demasiado o berço. Protetores, manta, cobertor, peluches e almofada para posicionar o bebé… o ‘ninho’ do seu bebé pode parecer aconchegante mas impede-o de relaxar. Mantenha o berço arejado e com um ambiente calmo e pouco luminoso.

3. Achar que o choro é sinal de fome. Nem todas as vezes que o bebé chora é porque tem fome, pode ser também porque está cansado, agitado, com calor, desconfortável, com a fralda suja ou apenas aborrecido. A menos que seja hora de comer, tente perceber as causas possíveis.

4. Perder o melhor. Qualquer pai admite que se pudesse voltar atrás no tempo teria aproveitado melhor o tempo com o seu filho quando este era bebé. Aproveite os momentos divertidos e os sorrisos do seu bebé.

5. Ser rígido com horários. A tentativa de impor uma ‘rotina militar’ à sua família vai deixar toda a gente infeliz e frustrada. Além disso o bebé ainda não se consegue adaptar. Respeite as necessidades da criança e não se culpe se ela adormecer enquanto mama ou se estiver cheia de energia na hora de dormir.

6. Não educar o sono. Embora seja inútil tentar impor horários ao recém-nascido, é preciso cultivar os bons hábitos de sono. A partir do terceiro ou quarto mês, o bebé já estará com seu ritmo biológico mais equilibrado. Ajude-o a diferenciar o dia e a noite a aprender a dormir na cama dele. Comece a acordá-lo sempre à mesma hora, por exemplo e aproveite quando ele se sente sonolento ao fim do dia para o habituar a dormir a essa hora.

Não é fácil criar um bebé, e para os pais pela primeira vez, este caminho pode ter ainda mais dificuldades.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas