Os efeitos da alimentação na beleza do seu rostoNotícias de Saúde

Terça, 03 de Novembro de 2015 | 295 Visualizações

Fonte de imagem: bussola-da-moda

Más escolhas alimentares podem ser responsáveis por acne, rugas e um ar envelhecido e cansado.

Sabia que o leite pode ser responsável pelas olheiras que tem? Ou que o chocolate pode contribuir para as rugas da testa?

A naturopata e especialista em cuidado da pele Nigma Talib explicou ao Daily Mail como é que uma alimentação menos cuidada pode afetar a beleza da pele do rosto.

A especialista acredita que certos alimentos e bebidas têm um impacto direto, e por vezes instantâneo nos nossos rostos, resultando em sintomas que ela identifica como ‘rosto de laticínios’, ‘rosto de vinho’, ‘rosto de açúcar’ e ‘rosto de glúten’.

‘Cara de vinho’. Sintomas: Linhas pronunciadas ou vermelhidão entre os olhos, pálpebras caídas, poros dilatados, a pele desidratada com linhas finas em todo rosto, bochechas e nariz avermelhados, sulcos nasolabiais profundos.

Estas características do envelhecimento podem ser despoletadas pelo álcool e são muito comuns em pessoas que gostam de beber um ou dois copos de vinho na maioria das noites da semana. O álcool desidrata a pele, piorando as linhas de expressão e as rugas. O açúcar que contém também danifica o colagénio, vital para a elasticidade da pele.

‘Cara de açúcar’. Sintomas: Linhas e rugas na testa, olheiras, rosto com aparência magra e manchas, pele mais fina e de uma tonalidade branco/cinza.  

Se a sua dieta é rica em açúcar e hidratos de carbono refinados, como bolos, pão ou arroz brancos, que se convertem em açúcar no seu corpo, a sua pele pode ter dificuldades em manter-se jovem. As moléculas da glucose em excesso juntam-se ao colagénio, fazendo com que as fibras leves e elásticas do colagénio se tornem rígidas e inflexíveis. Cortar no açúcar pode ter um efeito imediato e duradouro na beleza e saúde da pele do rosto.

‘Cara de laticínios’. Sintomas: Pálpebras inchadas, bolsas e olheiras debaixo dos olhos, pequenas manchas brancas e borbulhas no queixo.

Qualquer um destes pode ser um sinal de que o seu corpo está a ter dificuldades em digerir a lactose. A intolerância à lactose pode desencadear um processo inflamatório que resulta em pálpebras inchadas, olheiras e manchas na cara.

‘Cara de glúten’. Sintomas: Bochechas inchadas e vermelhas, pontos negros ou manchas escuras na zona do queixo.

Apesar de muito poucas pessoas sofrer de doença celíaca, muitas são sensíveis ao glúten, que já foi provado que, nestas condições, desencadeia uma resposta inflamatória do organismo. Fazendo com que o rosto fique inchado, inflamado e vermelho.

Cortar no glúten e beber mais água e ingerir mais fibra irá fazer com que o inchaço desapareça e o tom de pele normalize.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas