Os dez benefícios do pepinoNotícias de Saúde

Quinta, 22 de Outubro de 2015 | 60 Visualizações

Fonte de imagem: cyberesfera

O pepino é muito utilizado em praticamente todas as dietas e em tratamentos de beleza. A razão é simples: porque faz bem à saúde.

No que toca à saúde, destaca o Huffington Post, o pepino é um potencial antidiabético, tem efeitos antioxidantes, detox, calmantes e ainda ajuda a prevenir a prisão de ventre.

Eis dez benefícios que o pepino representa para a saúde:

1. Ajuda a manter a hidratação. O pepino é 95,2% água, o que significa que cada vez que come pepino, este alimento vai ajudar o seu corpo a manter-se hidratado.

2. Contribui para a saúde cardiovascular. O pepino contém potássio, que ajuda a baixar a tensão arterial. Um estudo sugere até que ao aumentar a ingestão de potássio reduz o risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

3. Protege o cérebro de doenças neurológicas. Uma substância anti-inflamatória chamada fisetina está presente no pepino, tal como nos morangos e nas uvas, e pode contribuir para a saúde cerebral. Um estudo sugere que esta substância tem a capacidade de reduzir o impacto das doenças neurológicas provocadas pelo envelhecimento na função cerebral.

4. Protege a pele dos efeitos do envelhecimento. Foi comprovado que o pepino é um potencial agente antirrugas e é por isso que é usado em produtos e tratamentos de beleza.

5. Combate a inflamação no corpo e reduz o risco de cancro. O pepino pode ajudar a diminuir a resposta inflamatória do corpo. Os polifenóis que contém podem ajudar a reduzir o risco de certos cancros e doenças cardiovasculares.

6. Alia a dor. Os flavonóides, substâncias anti-inflamatórias, e as taninas presentes no pepino podem, como vários estudos comprovaram, limitar a libertação de radicais livres no corpo e reduzir a dor.

7. Reduz o mau hálito. Os vegetais ricos em água e fibra como o pepino podem aumentar a produção de saliva na boca, que ajuda a ‘limpar’ as bactérias que provocam mau hálito.

8. Protege os ossos. A vitamina K presente no pepino é essencial para a saúde dos ossos. Melhora a absorção do cálcio nos ossos, diminuindo assim o risco de fratura.

9. Previne a obstipação. Como é rico em água, e a sua casca contém fibra insolúvel, o pepino ajuda a digestão, prevenindo assim a obstipação.

10. Ajuda a manter o peso. O pepino tem poucas calorias e a fibra que contém na casca ajuda a manter um peso saudável.

Partilhar esta notícia
Referência
Huffington Post