Os comportamentos dos filhos que os pais não devem ignorarNotícias de Saúde

Segunda, 28 de Setembro de 2015 | 199 Visualizações

Fonte de imagem: mae.tips

Alguns dos comportamentos mais recorrentes das crianças – e por vezes tidos como normais – podem trazer sérios problemas para o futuro.

O site brasileiro Pais e Filhos listou os comportamentos dos filhos que os pais jamais devem ignorar, sob a pena de comprometerem o seu futuro e a sua capacidade de estar.

Um deles diz respeito ao hábito deinterromper conversas. Se os pais anuírem neste hábito, a criança poderá desenvolver sérios problemas de conversação no futuro, partindo sempre do princípio de que têm direito à atenção de tudo e todos.

A melhor forma de evitar este comportamento é explicar à criança que tem que esperar pela sua vez para falar. Tal aprende-se na escola e com a regra de levantar o dedo para falar, mas é necessário incutir esta rotina em casa.

Ser agressivo a brincar com outras crianças é um dos comportamentos que os pais não podem, de todo, ignorar, uma vez que este comportamento – ou forma de brincar, como muitos pais dizem – podem tornar-se num hábito e dar origem a agressões físicas mais graves. Na pior das hipóteses, a criança pode começar apenas a agir através da violência.

E se algumas crianças tendem a interromper conversas, outras continuam a fingir que não ouvem o que lhes dizem. Aqui, o melhor é mesmo dizer várias vezes à criança o que é que ela tem que ouvir, mas tal deve ser feito de forma assertiva e olhando diretamente para a criança.

Dar liberdade às crianças é uma das formas de lhes incutir responsabilidade e de se aventurarem nas descobertas, contudo liberdade a mais pode significar perda de controlo nas suas atividades, o que, com o avançar da idade, pode dar origem a alguns problemas.

As birras são outro dos comportamentos a evitar, diz a publicação, explicando que quando não são travadas a tempo podem originar dificuldades de relação com outras crianças, com professores, educadores e até mesmo com os pais.

Por fim, lê-se no site, um outro comportamento de risco das crianças a que os pais devem prestar atenção é a mentira, principalmente quando se tornar recorrente e quando for a forma mais fácil de interagirem com outras pessoas.

Partilhar esta notícia
Referência