Os ciclos do sonoNotícias de Saúde

Domingo, 04 de Maio de 2014 | 482 Visualizações

Pode parecer-nos que o sono é uma atividade simples. Adormecemos, descansamos durante algumas horas e despertamos com as "baterias" completamente recarregadas. Mas, na realidade, existe um sistema muito mais complexo por trás do ato de dormir.

O nosso sono divide-se em fases e ciclos distintos. À medida que vamos adormecendo, os processos cerebrais começam a abrandar. Cada ciclo de sono divide-se em cinco fases ou estádios, e dura cerca de 90 a 110 minutos, repetindo-se quatro a cinco vezes ao longo da noite, com durações diferentes.

Estágio 1 - É o período em que adormecemos. Estamos facilmente despertáveis nesta fase que dura alguns minutos.

Estágio 2 - O sono é leve, a pessoa já está a dormir mas não profundamente. A frequência da atividade elétrica do cérebro é mais lenta, os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem.

Estágio 3 - Do estágio 3 para o estágio 4, torna-se mais difícil despertar, os estímulos necessários para acordar têm que ser maiores.

Estágio 4 - É a fase de sono profundo. Tem a duração de cerca de 40 minutos, durante os quais é muito difícil acordar quem está a dormir. Depois a pessoa retorna ao terceiro estágio (por cinco minutos) e ao segundo estágio (por mais quinze minutos). Entra, então, no sono REM.

Estágio 5 - Também chamada fase REM (rapid eye movement), é durante esta fase que os sonhos ocorrem. Caracterizada por uma intensa atividade cerebral, representa 20 a 25 por cento do tempo total de sono e é essencial para o bem-estar físico e psicológico do indivíduo.

Os ciclos do sono podem ser alterados por vários fatores, como a alimentação, a atividade física, a ingestão de bebidas alcoólicas, distúrbios do sono e privação de sono. Os adolescentes, que estão em fase de crescimento, precisam de cerca de nove horas de sono.

Uma noite bem dormida

Existem algumas medidas simples que pode tomar para dormir melhor:

  • Procure estabelecer um horário certo para se deitar e levantar, respeitando as horas de sono necessárias
  • Tome um banho quente antes de dormir
  • Não faça refeições pesadas à noite
  • Beba uma bebida quente
  • Pratique exercício físico com regularidade (mas não antes de dormir)
  • Evite o consumo de bebidas com cafeína
Partilhar esta notícia
Autor
Vital Health
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados