Os alimentos e bebidas que agravam a sensibilidade dentáriaNotícias de Saúde

Domingo, 25 de Setembro de 2016 | 74 Visualizações

Fonte de imagem: Huffingtonpost

A alimentação que faz é um dos fatores responsáveis por deixar os dentes sensíveis. Saiba que alimentos e bebidas deve evitar.

A sensibilidade dentária é definida como “uma dor aguda e de curta duração”, segundo destaca o dentista Antonio Sallum, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), à revista Saúde.

Esta dor surge logo após um estímulo, como o contacto com algo frio ou quente. Mas esse desconforto geralmente acontece quando já se deu a erosão do esmalte dos dentes ou a retração da gengiva, deixando os ‘nervos’ expostos – que vão dar o sinal (a dor) quando ingere algo quente ou frio.

E este processo pode dever-se a traumas provocados durante a escovagem, ao refluxo gástrico ou a outras condições que expõem os dentes aos ácidos presentes no estômago. Mas, claro, os alimentos que têm um PH muito ácido também podem agravar a sensibilidade dentária. Entre os exemplos estão: cerveja, tomate, maçã, ketchup, refrigerantes, vinagre, café ou limão.

Deve portanto evitar o consumo destes alimentos e bebidas e, sobretudo, não escovar os dentes logo após os consumir. Deve esperar entre 20 a 30 minutos para escovar os dentes pois os vestígios destes alimentos e bebidas ácidos podem agravar a corrosão quando esfregados e em contacto com a pasta dos dentes.

E lembre-se que há dentífricos específicos para a sensibilidade dentária que ajudam a proteger os seus dentes.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho

Notícias Relacionadas