Opinião: O futuro da medicina passa por LisboaNotícias de Saúde

Quarta, 16 de Setembro de 2015 | 36 Visualizações

Fonte de imagem: IMedConference

Dia 17,18,19,20 De Setembro​, realiza-se a 7ª edição do iMed Conference, um congresso para estudantes das ciências da vida, organizado anualmente pela Associação de Estudantes da NOVA Medical School, que enaltece a inovação da medicina e das ciências da vida. Um artigo de Diogo Luz, Presidente da Comissão Organizadora do iMed Conference.

Este tem sido responsável por trazer a Portugal seis laureados com prémios Nobel, assim como oradores altamente conceituados na comunidade científica internacional, e é atualmente o maior congresso para estudantes da ciência da vida em Portugal, ambicionando este ano tornar-se o maior a nível europeu.

O leitor perguntar-se-á o que terá este congresso de especial e o porquê de um artigo sobre apenas “mais um congresso de médicos”. A realidade é que o iMed não é um congresso como os demais. O iMed foi criado há 7 anos num panorama científico nacional altamente desencorajador para os jovens estudantes, muitos deles aspirantes a médicos, investigadores ou cientistas. A desmotivação na área da medicina e das restantes ciências da saúde era uma realidade e a ambição pela excelência encontrava-se em falta nas faculdades portuguesas. Perante este panorama, decidiu-se criar um projeto que abraçasse e corrigisse este problema. E assim nasceu o iMed.

O iMed Conference começou como um congresso pequeno, circunscrito à NOVA Medical School, com oradores exclusivamente nacionais e subsistindo graças à inegável ajuda dos docentes da faculdade. Daí o congresso foi inevitavelmente crescendo, com oradores nacionais cada vez mais conceituados e um interesse em crescendo por parte dos estudantes da área da saúde. O grande “salto” deu-se em 2013, com a 5ª edição do congresso, onde pela primeira vez se expandiram horizontes e foram convidados oradores de fora de Portugal.

Esta edição sagrou-se um sucesso, trazendo 4 laureados Nobel a Portugal (sendo o primeiro congresso a conseguir tal feito) assim como uma multiplicidade de outros oradores altamente conceituados internacionalmente. No último ano solidificou-se a posição do congresso na comunidade estudantil internacional com um programa científico ainda melhor e com o início da construção do que começará já a ser este ano o maior congresso para estudantes de medicina da europa.

Sempre com o nosso objetivo final em mente, fomos também criando diversos projetos para contribuir diretamente a fomentar a ambição e a excelência junto dos nossos participantes. Criou-se o Innovate Competition, onde se atribuem 12.000€ em 2 bolsas de investigação para alunos, assim como com o Clinical Mind Competition, onde com a ajuda da Dr.ª Lisa Sanders (consultora científica da série House M.D.) elaboramos um caso clínico a ser resolvido pelos participantes, atribuindo aos vencedores bolsas para estágios clínicos em unidades de saúde primárias de 3 semanas em São Tomé e Príncipe.

Este ano, em adição a estes dois concursos, acrescentámos outro. Desta feita para ajudar os estudantes a adquirirem as habilidades e conhecimentos necessários para seguirem uma carreira na investigação, no que chamámos de iMed Research Challenge. Como prémio estamos a atribuir bolsas para estágios com oradores do congresso, em alguns dos melhores centros de investigação da Europa.

Num clima económico que apenas fomenta a falta de ambição e o conformismo, iniciativas como o iMed Conference tomam um papel central para fazerem os estudantes perceberem que a excelência continua a ser premiada e que esta só se consegue graças ao sinergismo entre a ambição e o conhecimento. Convidamos laureados Nobel para estarem presentes no congresso precisamente por esta razão, para nos poderem contar a história deles e darem o exemplo, mostrando que são pessoas totalmente normais que ambicionaram algo enorme e que trabalharam para lá chegar.

No iMed Conference tentamos incutir o espírito do não-conformismo, de termos ambição a voarmos cada vez mais alto, de não nos deixarmos ir abaixo por falhanços ou desvios no percurso e de tentarmos sempre dar o melhor de nós, mesmo quando os recursos não são os ideais. É esta a mensagem central que pretendemos transmitir há 7 anos à comunidade de futuros médicos, farmacêuticos, enfermeiros e investigadores (entre outros), de tal forma a que esta geração, de tão promissora que é, não seja danificada pelo clima de conformismo e de descontentamento que se vive atualmente.

Espero que o iMed consiga deixar a sua marca em todos os que o visitam mas, mais importante que isso, espero que o leitor perceba o problema e a solução que propomos. Pois talvez assim, de iniciativa em iniciativa, consigamos melhorar o destino da nova geração de Portugueses.

Site Oficial: www.imedconference.org

Inscrição: http://www.imedconference.org/index.php#buyticket

Partilhar esta notícia
Autor
Lusa
Referência
Por Diogo Luz, Presidente da Comissão Organizadora do iMed Conference