Onze truques para tentar enganar as insóniasNotícias de Saúde

Segunda, 31 de Março de 2014 | 296 Visualizações

Da próxima vez que der voltas na cama sem conseguir dormir, experimente as dicas naturais para chamar o sono. Se não resultar, pelo menos, dá para distrair

Todos sabemos que leite e banho quente ajudam a relaxar antes de dormir, mas estes dois truques não chegam para muitos de nós. Por isso, reunimos uma série de truques, todos eles apresentados como eficazes. Não os testámos, é verdade. Mas, para quem não consegue adormecer, não se perde nada em ir experimentadi. Tente seguir as dicas naturais propostas por especialistas e talvez seja a sua última noite mal dormida. Se não for, pelo menos esteve distraído...

Inspirar pela narina esquerda

Este método de yoga é pensado para reduzir a pressão arterial e acalmar. Segundo o terapeuta do sono, Peter Smith, deve deitar-se sobre o seu lado esquerdo, apoiando um dedo na narina direita para a fechar, e respirar lenta e profundamente pela narina esquerda. Esta técnica é particularmente boa para as mulheres, quando estão a passar pela menopausa.

Apertar e relaxar

Relaxar todos os músculos pode preparar o corpo para o sono. Charles Linden, especialista em ansiedade, aconselha a deitar de costas, ter uma respiração profunda e lenta pelo nariz, ao mesmo tempo que aperta os dedos dos pés com força, e em seguida, soltar a pressão. Outra sugestão é ir contraindo e relaxando os músculos um a um, dos pés à cabeça, enquanto respira lentamente.

Ficar acordado

Desafie-se a ficar acordado - a mente vai revoltar-se! É o chamado paradoxo do sono, afirma a psicoterapeuta Julie Hirst, "mantenha os olhos bem abertos e repita para si mesmo: eu não vou dormir". O cérebro não processa negativos, interpretando isto como uma instrução para dormir.

Rebobinar o dia

Relembrar os detalhes mundanos na ordem inversa, limpa a mente de preocupações. Sammy Margo, autor do livro The Good Sleep Guide explica que recapitular conversas, imagens e sons ajuda a atingir um estado mental que está pronto para dormir.

Rodar os olhos

Fechar os olhos e rodá-los até três vezes ajuda. Este movimento simula o que fazemos quando naturalmente adormecemos e pode ajudar a desencadear a liberação da hormona do sono, a melatonina.

Imaginar

A visualização da meditação funciona melhor quando usamos pelo menos três sentidos. Por exemplo, explorar o nosso "happy place", imaginando as flores e o seu cheiro, sentir areia nos pés e ouvir água a cair. Em breve vai sentir-se relaxado e adormecer.

Zumbir... e vibrar

Siga as instruções do Dr. Chris Idzikowski, director do Edinburgh Sleep Center: sente-se numa posição confortável, feche os olhos, solte os ombros, relaxe os maxilares, mas mantenha a boca levemente fechada. Inspire pelo nariz profundamente, garantindo que o faz pelo abdómen e não no peito. Expire pela boca semicerrada, por forma a produzir um zumbido e produzir uma vibração no peito. Repita seis vezes e relaxe. Diga para si mesmo que está pronto para domir, levante-se calmamente e vá deitar-se

Pressionar aqui

Há pontos especiais no corpo que promovem o sono quando pressionados delicadamente, mas com firmeza. Colocar o polegar no ponto entre as sobrancelhas, na parte superior do nariz, manter a posição por 20 segundos, breve pausa e repetir mais duas vezes. Outra hipótese é sentar-se na cama e colocar o pé direito sobre o joelho esquerdo e pressionar.

Encontrar a âncora

A chave para este truque é começar a fazê-lo durante um período em que esteja a dormir bem, assim pode usá-lo quando tiver dificuldade. Fazer algo incomum, como acariciar o próprio rosto, ajuda na fase mais critica, diz a terapeuta Sharon Stiles, avançando que "devemos concentrar toda a atenção sobre o que se sente durante o movimento". Durante noites sucessivas, o corpo vai aprender a associar o gesto ao sono.

Perder fôlego

The NightWave Sleep Assistant sugere a projeção de uma luz azul suave, que lentamente sobe e desce no teto. Se sincronizar a respiração com a onda, como ela se vai tornando mais lenta, deve adormecer dentro de um ciclo de sete minutos.

Fazer uma lista de preocupações

Pensar na lista de coisas por fazer quando estamos na cama é uma das principais causas de insónia, pois temos medo de esquecer o que precisamos de fazer. Então a solução é, antes de dormir, escrever uma lista em papel para nos lembrarmos no dia seguinte. 

Partilhar esta notícia
Autor
Visão
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados