Ómega 3 pode ajudar a combater a asmaNotícias de Saúde

Domingo, 19 de Fevereiro de 2017 | 481 Visualizações

Fonte de imagem: Supera TDAH

O consumo de alimentos ricos neste tipo de ácidos gordos mostrou-se benéfico para as pessoas com asma. 

Um recente estudo do Centro Médico da Universidade de Rochester (nos Estados Unidos) e publicado este mês na revista Journal of Clinical Investigation – Insight vem mostrar que os benefícios do consumo de ácidos gordos ómega 3 vão muito além do cérebro, da visão, do coração e da fertilidade.

De acordo com esta investigação, noticiada no site espanhol ABC, os ácidos gordos ómega 3 (presentes em alimentos como o salmão, os frutos secos, a linhaça e as sementes de chia, por exemplo) reduzem os níveis de anticorpos responsáveis pelos sintomas de asma.

Na prática, este tipo de gordura reduz a produção de imunoglobulina E, o anticorpo que causa um sem número de reações alérgicas e que está na origem dos sintomas de asma.

Contudo, frisa o estudo, os efeitos benéficos dos ácidos gordos ómega 3 apenas são notórios em pacientes com asma leve ou moderada, uma vez que a toma de corticoides (componente presente em medicamentos de combate às alergias) inibe todo e qualquer poder do ómega 3.

Este tipo de fármacos é aconselhado em pacientes com asma grave, sendo, por isso, os ácidos gordos ómega 3 ineficazes na hora de contrariar ou atenuar os sintomas.

Para além dos alimentos de origem animal, é possível encontrar bons níveis de ácidos gordos ómega 3 em alimentos de origem vegetal, como o tofu e as sementes.

A asma tem sido um dos temas mais estudados nos últimos anos e algumas investigações recentes apontam para o fim deste problema, assim como das alergias alimentares. E a prática de yoga pode ser o primeiro passo a dar.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados