Oito mitos que apenas prejudicam o sucesso da dietaNotícias de Saúde

Quarta, 23 de Dezembro de 2015 | 35 Visualizações

Fonte de imagem: vidapratica

Na hora de lutar contra os quilos extra, são muitas as teorias que surgem. Mas uma boa parte delas nada mais faz do que prejudicar o sucesso do emagrecimento.

Nunca a alimentação e o fitness estiveram tanto na moda como nos dias que correm. Os adeptos de um estilo de vida saudável e aos amantes do exercício físico multiplicam-se a olhos vistos, assim como todas as teorias relacionadas com este estilo de vida, conhecido como ‘health living’.

Mas muitas dessas teorias não passam de mal entendidos, de misturas erradas de informação e de mitos que se criam nos balneários dos ginásio e que nada mais fazem do que prejudicar o sucesso da dieta das pessoas.

O site do El Confidencial publicou os oito principais mitos relacionados com a alimentação que deitam por terra toda e qualquer tentativa de emagrecer.

1. Saltar refeições ajuda a adelgaçar. Esta ideia não só está errada como é uma das principais responsáveis pelo ganho de peso. Comer alimentos leves e ricos em fibra entre as refeições (os chamados snacks) é o segredo para o corpo manter a energia necessária para queimar gordura.

2. As dietas de ‘choque’ são eficazes. Até o podem ser, mas apenas num primeiro momento. Todas as dietas chamadas ‘milagrosas’ e que obrigam a mudanças drásticas podem ter efeitos na perda de peso, mas a médio e longo prazo tudo volta ao normal e a saúde pode, até, piorar.

3. Comer alimentos saudáveis fica caro. Que a fast food está barata, não existem dúvidas, mas uma alimentação saudável não fica cara, a não ser que se opte apenas por alimentos biológicos, orgânicos e de marca. É preciso saber equilibrar e, sobretudo, escolher o que melhor faz à saúde.

4. A comida saudável é aborrecida. Salvo os casos em que as pessoas se focam apenas na alface, a alimentação saudável não tem nada de aborrecida, uma vez que é altamente versátil.

5. Quem faz exercício pode comer mais. Sim, pode para repor energia, mas não tem, necessariamente, que se encher de comida ou fazer escolhas erradas.

6. Os hidratos de carbono engordam. Além de ser uma fonte de energia, o hidrato de carbono é essencial para manter a saciedade e para equilibrar os níveis de açúcar no sangue, contudo, tudo se baseia, novamente, numa questão de escolhas, e os hidratos de carbono integrais ou vegetais são a melhor opção.

7. A água emagrece. A água nada mais faz do que hidratar, nutrir e regular a temperatura do corpo, o que ajuda a controlar o apetite.

8. ‘Baixo em gordura’ ou light é o mesmo do que ‘zero calorias’. Não. Um alimento pode ser baixo em calorias e ser repleto de matéria gorda, e um alimento que seja ligh ou com 0% de matéria gorda não tem que ser isento de calorias.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados