Oito formas eficazes de lidar com o stress no trabalhoNotícias de Saúde

Segunda, 16 de Novembro de 2015 | 90 Visualizações

Fonte de imagem: frasesdavida

O stress é uma das consequências dos dias agitados e complexos da atualidade e uma das causas mais fulminantes das doenças de estilo de vida, como obesidade, Diabetes e depressão.

Lidar com o stress não é fácil. Para algumas pessoas, esta tarefa é quase uma missão impossível, tamanhas são as vezes com que se deparam com situações stressantes e inquietantes. O stress é uma das consequências mais diretas dos dias agitados da atualidade, mas é também uma das causas mais fulminantes de doenças como a obesidade, Diabetes e depressão.

Embora seja algo recorrente no dia-a-dia, o stress é um sentimento que deve ser evitado ao máximo. Na impossibilidade de tal acontecer, nada melhor do que aprender a controlá-lo. E é isso que Susan Pearse ensina num artigo assinado no Huffington Post, em que indica oito formas eficazes de saber lidar com o stress.

1. Respirar, parar e recomeçar. Seja no trabalho ou em ambiente familiar, o stress consegue limitar a forma de pensar e agir, por isso, e perante uma situação stressante, nada melhor do que respirar fundo, parar para pensar e recomeçar o que estava a ser feito.

2. Dividir o tempo. Usar o tempo de lazer para tarefas que dão prazer é uma forma e evitar o stress e de reduzir os níveis de ansiedade provocados pelas mais diversas situações, desde o trabalho, ao trânsito, passando pela fila interminável na caixa do supermercado.

3. Concentrar as atenções numa coisa de cada vez. Querer fazer tudo ao mesmo tempo é meio caminho andado para aumentar os níveis de ansiedade e stress. Na presença de várias tarefas para realizar, nada melhor do que criar um plano e apenas dar início a uma tarefa quando outra já estiver concluída.

4. Focar apenas no que interessa. Assim que se planeia o dia e se dividem tarefas, há que traçar aquelas que são urgentes e não devem ser deixadas para o dia seguinte. Traçar objetivos e interesses é importante para concluir as tarefas mais complicas primeiro, não caindo na tentação de entrar em stress com a acumulação de trabalho, por exemplo.

5. Dar especial atenção aquilo que se pode controlar. Todas as tarefas que dependem apenas de si devem ser prioritárias, mais não seja, devem ser as primeiras a ser colocadas na lista de ‘afazeres’ diária. Só assim se conseguirá conjugar todas as tarefas que estão em mãos.

6. Procurar energias positivas. Manter uma postura serena e organizada não só ajuda a evitar o stress como espelha uma atitude de confiança, o que faz com que as pessoas que o rodeiam não entrem em stress.

7. Ter uma rotina matinal que acalme. Acordar com uma lista de tarefas na cabeça é bom para quem consegue planear o dia sem stressar. Contudo, é importante criar uma rotina matinal que permita organizar o dia, meditar e comer. Nada melhor do que começar o dia tranquilo.

8. Não usar o termo ‘ocupado’ como desculpa. Por muito trabalho que se tenha em mãos ou por muitas decisões que se deva tomar, usar a palavra ‘ocupado’ como desculpa para não ‘desligar’ apenas vai aumentar os níveis de stress.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas