Obesidade pode aumentar risco de cancro colorretal em mulheres jovensNotícias de Saúde

Terça, 16 de Outubro de 2018 | 4 Visualizações

Fonte de imagem: South China Morning Post

Um estudo recente demonstrou que a obesidade está associada a um risco mais elevado de cancro colorretal em mulheres com menos de 50 anos.
 
Nos últimos anos, tem-se vindo a assistir a um aumento de casos e morte por cancro colorretal em pessoas mais jovens, sem que se tenha identificado razões concretas para tal.
 
Para o estudo, uma equipa de investigadores liderada por Yin Cao da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, EUA, analisou dados recolhidos do Estudo de Saúde dos Enfermeiros II (“Nurses' Health Study II”, no seu original em inglês).
 
Os dados analisados eram relativos a 85.256 mulheres, com idades entre os 25 e 42 anos, e que não tinham cancro na altura do recrutamento para o estudo, em 1989.
 
As mulheres foram seguidas desde aquele ano até 2011. Os investigadores analisaram dados como o índice de massa corporal (IMC) atual, o IMC aos 18 anos e o aumento de peso nas participantes desde os 18 anos, para determinarem uma possível relação entre a obesidade e o diagnóstico de cancro colorretal antes dos 50 anos.
 
Os investigadores detetaram a ocorrência de 114 casos de cancro colorretal entre as 85.256 mulheres, que se tinha desenvolvido numa idade precoce. 
 
Foi observado que um IMC mais elevado, atual e aos 18 anos, e o aumento de peso desde o início da idade adulta estavam associados a um risco acrescido de cancro colorretal numa idade precoce. A mesma associação foi observada com um IMC de 30 ou mais, que indica obesidade.
 
Como conclusão, a equipa associou a obesidade e o aumento de peso a um maior risco de cancro colorretal e considera que os achados realçam mais uma vez a importância de se controlar o peso ao longo da vida, bem como a potencial contribuição do peso corporal para o rastreio deste tipo de cancro.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “JAMA Oncology”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados