O que precisa de saber sobre os analgésicos tópicosNotícias de Saúde

Domingo, 04 de Junho de 2017 | 516 Visualizações

Fonte de imagem: Dental Press

É quase instintivo: quando nós dói alguma parte do corpo, vamos esfregar a pele nessa área. A própria ciência diz que só o esfregar pode ajudar.

Esfregar um creme ou gel calmante ou analgésico é cada vez mais uma prática comum para aliviar a dor, mas será que o efeito vai mesmo para além do conforto de esfregar uma zona que nos dói?

Um novo estudo realizado pela organização sem fins lucrativos Cochrane fez uma análise de 13 avaliações que já tinham feito a 206 ensaios clínicos que contaram com cerca de 30.700 participantes de forma a perceber os benefícios dos analgésicos tópicos para uma série de problemas de saúde.

A principal conclusão, segundo reporta o site The Conversation, foi de que as pessoas que tinham dores moderadas a severas viam a sua dor reduzida para uma dor suave.

De acordo com o estudo, esfregar um analgésico é 40 a 60% mais eficaz a reduzir a dor do que esfregar um placebo. Sendo que em uma semana a dor passava de severa ou moderada para suave.

Para quem sofre de dor crónica as notícias não são tão boas, pois os analgésicos (de venda livre ou só com prescrição médica) eram apenas 15 a 20% mais eficazes a aliviar a dor do que o placebo.

Partilhar esta notícia
Referência