O que é que a sopa tem?Notícias de Saúde

Quinta, 25 de Fevereiro de 2016 | 72 Visualizações

O que, até agora, era um jantar comum de milhares de famílias, passou a ser uma tendência alimentar. Com certeza que já ouviu falar no souping. Mas, afinal, o que é que a sopa tem?

Fazer um detox com sumos é já algo démodé, o que está agora na moda é sopa. Sim, a sopa que muitas vezes rejeitou para poder usufruir do prato principal.

Celebridade como Gwyneth Paltrow trouxeram a sopa para o centro das atenções e fazem deste prato tradicional a nova moda do detox alimentar. Depois dos sumos, as sopas. Mas, afinal, o que é que a sopa tem?

Nutrientes. Esta é justificação dada peça especialista em estética e nutrição Gema Cabañero, que, ao El País, revela que a sopa é uma melhor opção quando comparada com os sumos pois requer menos misturas de alimentos para se conseguir um vasto leque de nutrientes.

Conchita Vidales, diretora médica da clinica espanhola Nutrimedic, diz que a sopa não só é nutritiva, como é saciante e aliada da digestão, quando ingerida quente. Os sumos, por seu turno, foram desde cedo associados a problemas de desconforto e má digestão, uma vez que os alimentos presentes estão crus.

Além de tudo isto, a sopa tem ainda um alto poder de hidratação, sendo também um bom diurético e, por isso, aliado das dietas de perda de peso. Aquece, conforta, sacia e ajuda a emagrecer. É isto que a sopa tem.

Mas, pode a sopa ser a refeição principal? A resposta é não. Segundo Cabañero, fazer da sopa o único elemento de uma refeição pode ser tão perigoso quanto os sumos, uma vez que a falta de proteína e hidratos de carbono complexos podem dar origem a problemas de saúde, que começam, muitas vezes, com a fadiga.

A moda das sopas em Portugal

No espaço de meses, foram lançados em Portugal dois livros que fazem da sopa a protagonista da alimentação.

No final do ano passado, a nutricionista Lillian Barros publicou o livro ‘Sopas, Saladas e Chás Detox - Desintoxique o seu corpo, emagreça e ganhe energia e boa disposição’ [Manuscrito], uma obra que conta com explicações acerca dos benefícios da sopa e ainda algumas receitas que podem ser facilmente feitas em casa.

Já este ano, Samanta McMurray deu continuidade à sua coleção de livros e, depois de obras dedicadas a sumos e pequenos-almoços, lançou uma publicação que tem como destaque. ‘Sopas com Segredos’ [In] é o nome do livro.

Contando também com os utilizadores brasileiros, a hashtag #sopa conta já com mais de 251 mil publicações no Instagram. Já em inglês, #soup, são mais de três milhões as publicações.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas