O que é o Zinco e onde se encontra?Notícias de Saúde

Sábado, 03 de Fevereiro de 2018 | 750 Visualizações

Fonte de imagem: PlushCare

O zinco é um nutriente mineral encontrado em todo o corpo, que tem um papel importante no sistema imunitário e na função metabólica. É igualmente importante para manter a pele, cabelo e unhas saudáveis, para a visão, e para o crescimento. É também necessário no processo de cicatrização de feridas e intervém também nas sensações de paladar e olfato.

É fundamental que haja consumo diário deste mineral, uma vez que o nosso corpo não o armazena.

São vários os alimentos fonte de zinco, quer de origem animal quer de origem vegetal, embora a absorção de zinco proveniente de alimentos de origem vegetal seja inferior. As fontes alimentares são:

  • Ostras, caranguejo e lagosta
  • Carnes, vermelha e de aves
  • Feijão cozido, grão e lentilhas
  • Amêndoas, amendoins e cajus
  • Grãos integrais
  • Cereais de pequeno-almoço fortificados
  • Leite e derivados

Os défices em zinco podem surgir devido a uma alimentação pouco equilibrada e diversificada e maioritariamente à base de cereais refinados, fibras e fitato (presente em nozes, farelo, feijão, soja, outras leguminosas e pão integral), que impedem a absorção de zinco. Os sintomas da falta de zinco incluem crescimento retardado, perda de apetite e a função imunitária diminuída e, em casos de deficiência mais severa, alopecia (queda de cabelo ou pelo), diarreia, falta de apetite, perda de peso e diversas lesões cutâneas. Nos homens, pode ocorrer a redução da produção de espermatozoides. No caso de gravidez com deficiência de zinco, o bebé pode apresentar defeitos congénitos e nascer com baixo peso.
Algumas doenças como por exemplo, a colite ulcerosa, as doenças de Crohn e celíaca, e doenças crónicas hepática ou renal, podem causar problemas de absorção de zinco. O alcoolismo, o tratamento com diuréticos, alimentação intravenosa prolongada e suplementação com doses elevadas de ferro, também podem afetar a absorção de zinco.

A toma de suplementos de zinco, associada a uma dieta equilibrada, podem restabelecer a deficiência de zinco no organismo. Se este for o seu caso, consulte o seu médico ou farmacêutico, para aconselhar-se sobre a correta suplementação de zinco, nas doses e período adequados.

Sabia que…

» A falta de zinco pode enfraquecer o seu sistema imunitário e fazer com que as feridas sarem mais lentamente.

» A deficiência de zinco é mais comum em pessoas idosas que vivem em instituições e em pessoas acamadas.

Partilhar esta notícia
Referência