O que dizem os seus olhos... sobre a sua saúdeNotícias de Saúde

Terça, 29 de Setembro de 2015 | 265 Visualizações

Fonte de imagem: revistamarieclaire

A cor dos olhos não é apenas um indicador de beleza, pode ser também um espelho da saúde de cada pessoa.

A revista Cosmopolitan publicou recentemente um artigo em que revela o que cada cor das íris dos olhos é capaz de revelar sobre a saúde de uma pessoa, uma espécie de glossário sanitário baseando-se num dos aspetos mais apreciados na hora de julgar a atratividade de uma pessoa: a cor dos olhos.

Para começar, a revista diz que as pessoas de olhos castanhos são as que apresentam um menor risco de sofrer de melanoma ocular, contudo, são as que apresentam uma maior dependência de álcool e uma menor intolerância à dor. Uma pessoa de olhos castanhos é ainda propensa à ansiedade e com maior tendência de padecer de vitiligo.

Já quem tem olhos de cor de avelã apresenta um menor risco de tolerância à dor e uma propensão para ser ansioso, exatamente o contrário do que se verifica nas pessoas com olhos verdes, que são mais resistentes à dor, menos propensos a sofrer de ansiedade e depressão, mas com maiores índices de risco de melanoma ocular.

As pessoas que têm os tão apreciados olhos azuis são das que mais toleram a dor e das que apresentam menores riscos de serem depressivas ou ansiosas. Contudo, são também das mais vulneráveis ao aparecimento de melanoma ocular e à dependência de bebidas alcoólicas.

Mas não é apenas a cor da íris que dá sinais sobre a saúde. Também a a esclera (parte branca do olho) consegue ser bastante informativa. Assim sendo, diz a publicação, quando a esclera está vermelha, é sinal de que a pessoa está numa fase inicial de depressão – muitas vezes visível pelas poucas horas de sono – e que o sistema imunitário não está nas suas melhores condições.

Se a parte branca do olho estiver, afinal, amarela, tal pode indicar um excesso do consumo de álcool e uma possível doença hepática.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas