O que deve saber sobre as constipações e gripes de invernoNotícias de Saúde

Sexta, 18 de Dezembro de 2015 | 321 Visualizações

Fonte de imagem: centralclinica

Com os dias frios chegam os espirros, o pingo no nariz e ainda alguma tosse. Mas será mesmo uma constipação a caminho e o frio o principal culpado?

Os primeiros sintomas começam a surgir: dor de cabeça, dores corporais, tosse, pingo no nariz e espirros. Está a caminho uma constipação ou até mesmo uma gripe. Mas será mesmo este o diagnóstico mais correto?

Segundo a médica norte-americana Sandra Fryhofer, são várias as ideias erradas acerca das constipações e gripes, como muitas pessoas a pensar que os resfriados acontecem por falta de vitamina C ou porque se saiu com o cabelo molhado para a rua.

Ao Huffington Post, esta médica listou os dez principais mitos acerca das constipações e gripes de inverno.

1. O frio está na origem da gripe. Esta ideia está errada, uma vez que tanto a gripe como a constipação são causadas por vírus (se bem que diferentes). O frio pode, apenas, causar algum pingo no nariz.

2. A gripe não é mais grave do que uma constipação. Mais uma ideia errada. A gripe (que pode causar sintomas como febre, dores no corpo, cansaço e nariz entupido) pode ser altamente prejudicial em pessoas com asma ou que tenham já mais de 65 anos. As mulheres grávidas são também das mais vulneráveis aos efeitos da gripe.

3. Ter febre é sinal de gripe ou constipação. Sim, a febre é uma reação corporal no momento de limpeza de um vírus.

4. Calor ou frio seco deixam as pessoas doentes. Falso. A temperatura não causa gripe ou constipação, pode, porém, impulsionar alguns sintomas mais recorrentes, como a dificuldade respiratória ou o nariz entupido.

5. Sair com o cabelo molhado ‘atrai’ a gripe. Cientificamente, esta ideia é errada, não existindo evidências sobre tal.

6. A vacina da gripe provoca… gripe. Diz o Huffington Post que esta ideia nada mais é do que um boato. A vacina da gripe não provoca gripe e pode ser administrada a pessoas com gripe, diz a médica Sandra Fryhofer.

7. A vacina da gripe deixa as pessoas imunes. Esta afirmação está errada, uma vez que a vacina contra a gripe protege as pessoas das agressões de três tipos de vírus, contudo, existem perto de cem que podem provocar gripe. Com a vacina, a pessoa fica protegida dos vírus mais comuns, mas não de todos.

8. As pessoas engripadas ou constipadas devem evitar lacticínios. Embora não faça mal, o consumo de lacticínios pode deixar a mucosa mais grossa, dificultando a sua expulsão, contudo, a médica frisa que não existem evidências cientificais sobre esta relação, podendo apenas ocorrer a pessoas que com problemas lácteos.

9. Constipações e gripes não coincidem com exercício físico. A não ser que as dores corporais sejam muito intensas ou a capacidade respiratória muito escassa, o exercício físico pode, até, ser um aliado contra esta doença. Não cura, mas deixa o organismo mais forte.

10. Cobrir a boca com as mãos quando se espirra ou tosse. Cobrir a boca, sim, sempre, mas nunca com as mãos. Para evitar a contaminação indesejada – e para uma higiene mais correta – deve-se tossir ou espirrar para um lenço ou para um braço, nunca para as mãos ou para a frente e sem qualquer proteção.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados