O que comer para resolver os problemas de cabelo mais comunsNotícias de Saúde

Quinta, 17 de Dezembro de 2015 | 136 Visualizações

Fonte de imagem: bramare

A alimentação é a chave para o bem-estar físico e mental, mas também para um aspeto saudável. E a saúde do cabelo depende muito daquilo que se come.

Cada pessoa tem o seu tipo de cabelo, mas existem problemas que são comuns a determinados hábitos. É o caso da queda de cabelo, que espelha o stress diário e a dificuldade em controlar a ansiedade.

Mas existe uma forma de atenuar – ou evitar – os problemas mais comuns: comer muito e bem. A alimentação é fundamental para o bem-estar físico e mental, mas também para um aspeto saudável. E o cabelo não é exceção.

Segundo o site Mind Body Green, são estes os alimentos-chave para resolver os problemas de cabelo mais comuns.

Queda de cabelo

Causa – tireoide, deficiência de proteína, de zinco ou de selénio.

O que comer – alimentos de origem animal ricos em zinco, como carne de aves, carne vermelha ou frutos do mar, leite e ovos. As sementes, nozes e legumes são outras opções. Deve-se, ainda, apostar no atum, que é rico em selénio e proteína.

Cabelo grisalho

Causa – deficiência de vitamina B12.

O que comer – alimentos que reforcem os níveis de vitaminas do complexo B, como moluscos, crustáceos, salmão, sardinha, atum e produtos lácteos, como iogurte e leite de vaca. Como a vitamina B12 está associada a proteínas animais, os vegetarianos devem procurar um suplemento para completar a dieta diária.

Cabelo sem brilho

Causa – deficiência de proteína e ferro

O que comer – alimentos ricos em ferro como espinafres, tofu, ostras, gema de ovo, carne de vaca, frutos secos, grãos e feijões. Deve-se ainda fazer um reforço da ingestão de proteína, com especial atenção para o peixe, frango, soja e amêndoas.

Cabelo seco e quebradiço

Causa – carência de gorduras. Uso abusivo de calor, como secadores e alisadores.

O que comer – alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3, como salmão, nozes, sementes de chia e linhaça.

(dica usar óleo de coco, óleo de amêndoa ou azeite como máscara capilar).

Caspa

Causa – deficiência de ácidos gordos e zinco.

O que comer – quinoa, feijão, nozes, lentilhas, laranja, linhaça, amêndoas, vegetais de folha verde, cereais integrais e ovos.

Partilhar esta notícia
Referência