O que as mulheres devem saber sobre o cancro da próstataNotícias de Saúde

Quinta, 26 de Janeiro de 2017 | 142 Visualizações

Fonte de imagem: Proton Therapy

É um problema do sexo masculino, mas as mulheres jamais devem ficar-lhe indiferente. 

No que à saúde diz respeito, toda a informação relevante é bem-vinda. Se a menopausa é um assunto de mulheres que também diz respeito aos homens, o mesmo acontece com o cancro da próstata, uma condição masculina que as mulheres jamais devem desvalorizar.

Um dos primeiros aspetos que as mulheres devem ter em mente diz respeito aos sintomas e ao facto de uma grande parte dos homens não sentir qualquer sinal da doença até esta ser diagnosticada. O sangue na urina e a dificuldade em manter a ereção podem ser sintomas de alerta, contudo, muitos apenas aparecem numa fase já avançada da doença.

Embora o cancro da próstata seja uma condição grave e preocupante, as mulheres devem ainda ter noção de que nem todos os pacientes precisam de tratamento, uma vez 70% dos cancros na próstata são de baixo risco, como indica um estudo da Universidade de Harvard, citado pelo site da revista Prevention. Porém, tanto os homens como as mulheres devem estar conscientes da importância do rastreio e da necessidade de conversar com o médico assim que surge a primeira suspeita de que algo não está bem.

Tal como acontece com outros tipos de cancro, é possível reduzir a probabilidade de contrair a doença e, mais uma vez, a alimentação assume-se como uma aliada. Diz a publicação que é possível diminuir o risco de cancro da próstata com uma dieta de baixo teor de gordura e que não inclua muitos produtos de origem animal, uma vez que o consumo de queijo, leite e derivados está associado a um maior risco de ter a doença.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados