O que acontece ao seu corpo quando come uma fatia de pizzaNotícias de Saúde

Sábado, 17 de Outubro de 2015 | 624 Visualizações

Fonte de imagem: kupinapopust

Não voltará a ver uma fatia de pizza com os mesmos olhos.

Para muitos é considerada a melhor comida de sempre e apesar de não ser nada saudável, é o ‘pecado’ de muitos mais.

Mas, sendo uma ‘junk food’, a pizza tem um grande efeito no nosso corpo. A Cosmopolitan decidiu analisar a fatia de pizza e o seu efeito ao pormenor.

Em média, uma fatia grande de pizza de pepperoni tem 311 calorias, 13,5 gramas de total de gordura (5,5 gramas de gorduras saturadas) e 720 miligramas de sódio.  

Quanto aos efeitos:

Até 10 minutos depois de comer: Ainda antes de comer a sua boca e o seu cérebro já estão a ‘agradecer’, isto porque ativa a parte cerebral do prazer. Mas dentada a dentada, menor é o prazer que a pizza (ou qualquer comida) lhe irá proporcionar. ‘Salivar’ pela pizza irá despoletar a libertação das enzimas digestivas na boca, que começam a ‘quebrar’ os hidratos de carbono em açúcares, que o seu corpo eventualmente usa para ter energia.

10 a 15 minutos depois de comer: Os açúcares começam a atingir a corrente sanguínea, apesar de a gordura e a proteína do queijo tentarem desacelerar este processo. Vai sentir-se menos lento do que se sentia antes de comer, mas poderá ficar com a barriga inchada à medida que o corpo vai fazendo a digestão, especialmente se comeu rápido, demais ou se é sensível a algum dos ingredientes.

15 a 20 minutos depois de comer: O pâncreas começa a segregar insulina para ajudar as células pegar no açúcar e transformá-lo em energia. Se as células já têm ‘stock’ suficiente de açúcar (como acontece à terceira ou quarta fatia de pizza), então começam a rejeitar o açúcar e a enviá-lo para o fígado, que o transformará em gordura.

30 minutos depois de comer: A não ser que tenha comido demais, e fique a abarrotar, vai sentir-se satisfeito. Mas, à medida que o seu corpo digere o queijo e o pepperoni, vai ‘despejando’ gordura para a sua corrente sanguínea, fazendo com que os níveis de triglicéridos aumentem, o que pode gerar coágulos nas artérias em pessoas que seguem uma dieta rica em açúcares, álcool ou gorduras não saudáveis.

45 a 60 minutos depois de comer: A sua tensão arterial aumenta temporariamente, o que pode provocar coágulos no sangue (que podem provocar um ataque cardíaco) em pessoas com problemas cardíacos ou que seguem uma alimentação pouco saudável. Pode começar a sentir-se sonolento.

Três a quatro horas depois de comer: Horas depois de comer pizza os níveis de açúcar no sangue começam a baixar e a hormona da fome começa a ser produzida novamente. Mas nem tudo voltou ao normal. Os níveis de triglicerídeos continuam a aumentar. Por isso, para a sua próxima refeição deve optar por algo mais leve como uma salada, por exemplo.

Mesmo depois: Se é uma pessoa relativamente saudável, comer uma fatia de vez em quando não o vai matar. Nem terá efeito no seu peso. Mas se ingerir calorias em excesso habitualmente, ao longo do tempo terá impacto no seu peso. E, claro, se já não for muito saudável, a pizza só terá impactos negativos no seu corpo.

Partilhar esta notícia
Referência