O que acontece ao corpo de uma grávida?Notícias de Saúde

Quarta, 13 de Maio de 2015 | 39 Visualizações

O Museu da Ciência e Indústria de Chicago criou uma exposição interactiva para mostrar o impacto de uma gravidez no corpo de uma mãe. "Como criar um quarto para o bebé" é o nome do projecto que pretende demonstrar que a criança não é a única a sofrer grandes mudanças durante a gestação.

As imagens vão demonstrando a transformação interna que sofrem as mulheres durante 40 semanas, ao mesmo tempo que são explicadas as sensações de algumas mães nesse mesmo período. São testemunhos reais que contam a ilusão de Amy às 13 semanas de uma gravidez de gémeos; o mau-estar de Melissa às 17 semanas porque o seu olfacto estava tão sensível que podia sentia qualquer odor; os problemas de Dawn às 21 semanas porque não lhe servia nem a roupa de grávida, nem as roupas do seu dia-a-dia; ou os pontapés que sentia Shelley às 29 semanas.

Ao mesmo tempo, fica a saber que no primeiro trimestre o corpo produz hormonas, o estrogénio multiplica-se por mil e o coração começa a funcionar mais lentamente. Algumas mulheres sentem náuseas, mal-estar, sonolência e rejeitam alguns alimentos. No segundo trimestre, o feto desenvolve-se e sentem-se os primeiros movimentos, enquanto também o útero cresce rapidamente.

Na recta final da gravidez, o bebé move-se 30 vezes por hora e pequenas dores são mais frequentes na mãe. É que os órgãos são afastados do seu lugar para permitir o crescimento da criança. Muitas mulheres têm dificuldades em respirar, precisam de ir à casa de banho frequentemente, têm dores de estomago, dormem com dificuldade e ficam com as mãos, pés e cara inchadas. Os dias são complicados mas é um sinal que o momento mais esperado está mesmo a chegar.

O gráfico interactivo pode ser visto aqui:

http://www.msichicago.org/whats-here/exhibits/you/the-exhibit/your-beginning/make-room-for-baby/interactive/

Partilhar esta notícia
Autor
Sábado
Referência

Notícias Relacionadas