O melhor chá para cada problemaNotícias de Saúde

Quarta, 16 de Setembro de 2015 | 349 Visualizações

Fonte de imagem: saudedica

Cada infusão e chá tem as suas especificidades e por isso tem efeitos diferentes no nosso corpo. Saiba como aproveitá-las da melhor forma.

Além de serem uma das bebidas de eleição em dias frios, as infusões e chás podem também ser úteis para a saúde e o bem-estar.

A nutricionista Neema Savvides revelou ao Daily Mail como é que cada chá ajuda os diferentes problemas de saúde.

Chá preto. Este chá contribui para a fertilidade de homens e mulheres uma vez que é rico em antioxidantes. Mas, como tem cafeína, beber em demasia pode ter efeitos negativos durante a gravidez, por exemplo.

Limão e gengibre. As infusões de limão e gengibre são energéticas e têm um efeito anti-inflamatório, que ajuda a aliviar a dor, melhora a circulação do sangue nos órgãos reprodutores e ainda ajuda a ‘purificar’ o corpo. Além disso, o gengibre é bastante benéfico em casos de problemas de digestão como inchaço, gases ou diarreia.

Chá de Rooibos. Contém antioxidantes e é uma excelente fonte de vitamina C, essencial para aumentar a quantidade e qualidade dos espermatozoides, sugere a nutricionista. Também ajuda a combater problemas de pele como psoríase e eczema quando aplicado na pele.

Jasmim. A infusão de jasmim tem qualidades aromoterapêuticas e há até quem o considere afrodisíaco. Devido aos antioxidantes que contém contribui para a melhoria do sistema imunitário, pode ajudar a acalmar problemas gastrointestinais, a baixar o colesterol e a reduzir a tensão arterial. Como contém um pouco de cafeína, deve ser consumido com moderação.

Chá verde. Muito aclamado pelos benefícios para a saúde, o chá verde contribui para a fertilidade. Os antioxidantes e os polifenóis contribuem para a saúde reparando os danos provocados por fatores como comidas, água, ambiente, stress, doenças ou envelhecimento.

Menta. A infusão refrescante e rejuvenescente de menta é um ótimo relaxante. Apesar de o seu efeito ser bastante superior se conseguir usar as folhas frescas da menta, ajuda a reduzir o stress, ajuda a aliviar as náuseas durante a gravidez, contribui para a digestão e ajuda a tratar gripes e tosse uma vez que liberta a congestão, diminui a dor de garganta. Também ajuda a combater o mau hálito.

Partilhar esta notícia
Referência