O flagelo das alergiasNotícias de Saúde

Sábado, 26 de Abril de 2014 | 96 Visualizações

( Alimentos que podem provocar alergias)

Cada vez mais pessoas se dizem alérgicas. Ana Teresa Silva*, alergologista, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto e dá importantes dicas para quem quer viver bem apesar da alergia

RINITE ALÉRGICA

Palmira Correia  ( PC ) - Quais os sintomas doença?

Ana Teresa Silva ( ATS )  - Nariz entupido, pingo e espirros, comichão no nariz e nos olhos de intensidade variável.


PC - Como prevenir os sintomas?

ATS - A prevenção depende de saber a que é que o doente é alérgico. Deve fazer testes cutâneos para o saber, e uma vez identificado se é alérgico a ácaros (a grande maioria dos doentes é alérgico a ácaros), ou pólens, ou pelos de animais, actuar em conformidade.

PC - Qual o tratamento?

ATS - Sprays nasais, antialergicos (xaropes ou comprimidoa), vacinas.



ASMA BRÔNQUICA

PC - Quais os sintomas da doença?

ATS - Episódios repetitivos de falta de ar (com esforço físico, com constipações, durante o sono, ou sem factor desencadeante), aperto no peito, tosse repetitiva.


PC - Quais as doenças associadas?

ATS - A maior parte de doentes com asma tem também rinite alérgica, ou sinusite, ou doenças do tubo digestivo, como, por exemplo, gastrite ou refluxo gástrico, que devem ser tratados em conjunto, sob pena de comprometer o melhor resultado do tratamento isolado da asma.


PC - Qual o tratamento standard?

ATS - Preferencialmente inaladores preventivos, que são usados diariamente.Todos os asmáticos têm também inaladores de SOS/emergência e estão treinados em como e quando os utilizar.

PC - Podem individuos com asma praticar exercício físico?

ATS - Sim, devem, desde que tenham medicação preventiva ajustada. O exercício melhora a evolução da doença.



ALERGIA A INSECTOS

PC - Quais os insectos que provocam alergias em Portugal?

ATS - Os mais frequentes são melgas e mosquitos, seguidos das pulgas, e têm tratamentos simples. Os mais graves são as abelhas e vespas.


PC - Qual gravidade da picada/veneno da abelha ou vespa?

ATS - Após a picada, o doente pode desencadear sintomas graves de falta de ar/asfixia, edema(inchaço) língua, cordas vocais, face ou mesmo todo o corpo. Pode ainda desmaiar ou ter paragem cardio-respiratória. Se não for atempadamente socorrido o indivíduo pode morrer.


PC - Como distinguir a vespa da abelhas?

ATS - Pela sua proveniência: flores ou zona colmeias: abelha; de ninhos em tijolos, telhados, tubos ou mesmo chão: vespas. As vespas aproximam-se dos humanos, por exemplo, em piqueniques atraídas pelo odor dos alimentos. As abelhas perdem o ferrão após a picada.


PC - Qual o tratamento após picada?

ATS - Tratamento de emergência. Para prevenir reacções futuras graves deverá fazer tratamento de dessensibilização=vacina mensalmente durante cinco anos, que tem efeito curativo sobre esta doença!



ALERGIA A FÁRMACOS

PC - Quais são o fármacos que mais frequentemente provocam alergia?

ATS - Anti-inflamatórios não esteróides e antibióticos (ab). Contudo, qualquer medicamento tem potencial de provocar alergia.


PC - Por que razão tantas pessoas julgam ser alérgicas à penicilina?

ATS - Era o ab mais usado no passado. Por outro lado, foi considerada boa prática fazer testes na pele com a penicilina antes da sua administração. Chegou-se à conclusão que produzia resultados falsos-positivos, por ser irritativa da pele, e foi abandonado. Por este motivo muitos doentes foram falsamente rotulados de alérgicos sem o serem na verdade.

PC - Como se faz então o diagnóstico?

Hoje não se faz teste clássico mas de outro tipo, com muito maior valor de diagnóstico.



 ( Ana Teresa Silva)

ALERGIA A ALIMENTOS

PC - Quais os alimentos que mais frequentemente provocam alergias?

ATS - Depende da idade: bebés (leite e ovo), adultos (peixes, mariscos e condimentos), todas as idades: frutos secos e frutos frescos.

PC - Pode a alergia passar com a idade?

ATS - Sim, habitualmente a alergia a leite e ovo é transitória, enquanto as alergias adquiridas mais tarde geralmente são para toda a vida.


PC - Que cuidados deve ter o doente que saiba ser alérgico a um alimento?

ATS - Deve fazer uma selecção rigorosa dos alimentos, ler os rótulos, informação nas escolas aos professores e educadores. Momentos de maior risco: festas, idas a restaurantes...


Partilhar esta notícia
Autor
Ciência Hoje
Referência
Palmira Correia

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados