Nutrição e exercício físico são segredo para combater osteoporoseNotícias de Saúde

Quinta, 22 de Outubro de 2015 | 71 Visualizações

Fonte de imagem: tbo

A osteoporose é conhecida como a 'doença silenciosa' mas o combate pode ser feito com uma pequena ajuda da alimentação e do exercício físico.

Enfraquecimento da massa óssea, aumento do risco de fraturas e fraqueza. Este são apenas algumas das consequências da osteoporose, a doença silenciosa que afeta milhares de pessoas em todos o mundo.

No combate – ou pelo menos na prevenção – à doença, é fundamental apostar numa alimentação adequada e na prática de exercício físico desde cedo.

A nutrição, por si só, desempenha um papel fundamental, principalmente quando se aposta em alimentos ricos em vitamina D. Contudo, nada se faz apenas com a ajuda do 'garfo'. O exercício físico moderado é igualmente importante para uma boa saúde óssea e para a prevenção do aparecimento da doença, lê-se no site do El Confidencial.

De acordo com a publicação, que consultou alguns especialistas espanhóis, existem alimentos-chave que devem fazer parte da dieta diária, são eles os peixes gordos (atum, cavala, sardinha e salmão), os produtos lácteos, as verduras e legumes (em especial o espinafre, os brócolos e a acelga).

E como os ossos precisam de cálcio, é crucial incluir alimentos ricos neste nutriente.

No que toca à atividade física, o seu contributo é feito no reforço da densidade óssea e também no reforço da massa muscular, fundamental para proteger os ossos de possíveis fraturas.

O treino de força e a natação são os mais indicados, em especial entre as pessoas com mais idade.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados