Novo teste deteta vírus do ébola em 15 minutosNotícias de Saúde

Sexta, 20 de Fevereiro de 2015 | 5 Visualizações

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o primeiro teste rápido para despistagem do vírus do ébola. Estes rastreios podem ser realizados em locais sem energia elétrica, em apenas 15 minutos.

O aparelho foi desenvolvido pela empresa Corgenix Medical e vai ser comercializado em breve. O teste tem uma margem de erro ligeiramente maior do que os testes usados atualmente, mas mesmo assim é suficientemente rigoroso (92%) para impressionar os peritos.

Além disso, por ser tão rápido e não precisar de corrente elétrica, vai facilitar os rastreios e a colocação de pessoas contaminadas em quarentena.

A empresa ainda está a resolver algumas questões administrativas mas espera-se que dentro de um ou duas semanas o teste já esteja pronto a ser lançado no mercado.

Para fazer o rastreio com esta técnica basta colocar uma gota de sangue num pedaço de papel. Em apenas 15 minutos, os resultados são conhecidos. 

Este produto vai aumentar drasticamente a velocidade de deteção do vírus do Ébola, já que os testes disponíveis atualmente demoram cerca de 12 a 24 horas a fazer o despite deste vírus

Já existem várias organizações interessadas em adquirir este teste, como é o caso da Médicos Sem Fronteiras, que está na linha da frente no combate ao Ébola. Desde o último surto, o vírus já matou quase 10 mil pessoas só na África Ocidental.

Clique AQUI para aceder ao comunicado da Corgenix Medical.

Partilhar esta notícia
Referência
Comunicado da Corgenix Medical

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados