Novo estudo: Sal não causa pressão arterial altaNotícias de Saúde

Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 185 Visualizações

O Índice de Massa Corporal, o consumo de álcool e a idade influenciam a hipertensão

Um estudo recente revela que não há relação entre o consumo de sal e a hipertensão (HTA). A investigação foi publicada por uma equipa de investigadores franceses na American Journal of Hypertension.

A investigação contou com a participação de 8.670 voluntários da NutriNet - Santé Study e concluiu que a suposição de que o sal aumenta a tensão arterial é "exagerada e muito mais complexa do que aquilo que se fazia crer".

A equipa de investigadores não encontrou nenhuma ligação estatística significativa entre a pressão arterial e o consumo de sódio. 

O estudo conclui que a pressão arterial sistólica (PAS), pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias, foi maior nos participantes com Índices de Massa Corporal (IMC) mais elevados.

A solução passa então por uma redução ao nível do peso, de forma a diminuir a incidência de casos de hipertensão, que já é uma das doenças crónicas mais comuns a nível global.

O trabalho publicado revela também que o consumo de álcool e a idade estão fortemente associados a uma pressão arterial alta. Por outro lado, a fruta e os vegetais tiveram um efeito regressivo na hipertensão. 

Em Portugal, num estudo  feito pela Universidade de Medicina do Porto em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, há cerca de 42,2% de hipertensos na população adulta nacional. A prevalência da HTA é mais frequente nos homens (44,4%) que nas mulheres (40,2%).

Clique AQUI para ler a investigação.

Portuguese hypertension and Salt Study

Partilhar esta notícia
Referência
American Journal of Hypertension

Notícias Relacionadas