Nove tipos de pessoas que nunca são bem sucedidas no trabalhoNotícias de Saúde

Terça, 15 de Novembro de 2016 | 1412 Visualizações

Fonte de imagem: Weber Shandwick

Seja pela atitude ou pela própria personalidade, há pessoas que simplesmente não conseguem alcançar o sucesso no trabalho.

Nas últimas décadas, as capacidades de socialização têm ganho um grande peso no que toca ao sucesso no trabalho, em detrimento dos conhecimentos e da experiência.

David Deming, economista de Harvard, tem estudado as tarefas laborais desde os anos 80 até hoje em dia e descobriu que as que enfatizam as capacidades de socialização têm aumentado em cerca de 24%, enquanto as tarefas que requerem conhecimentos técnicos e experiência pouco cresceram. O economista descobriu ainda que os salários que mais aumentaram coincidiam com trabalhos que davam ênfase extra as capacidades sociais.

Infelizmente, há pessoas que por terem falta de inteligência emocional, pouca auto-consciência, e ainda menos capacidades de socialização não param de dar ‘tiros no pé’ e de prejudicar as suas carreiras e a possibilidade de alcançarem sucesso.

O Huffington Post destaca, com base na investigação deste economista, nove tipos de pessoas que, por não terem grandes capacidades de socialização, podem estar ‘destinadas’ ao insucesso no trabalho:

1. O cobarde. O medo é um poderoso elemento motivador, quando é você a usá-lo contra os outros. Já quando se deixa tomar pelo medo, pode acabar por se tornar irracional e ter um comportamento prejudicial para si próprio, bem como acabar por levar com as culpas de todos os colegas, que o veem como um elemento fraco.

2. O negativo. Que tem a capacidade de entrar numa sala e instantaneamente ‘sugar’ toda a vida e alegria que lá existia, tal é a negatividade e pessimismo que transportam e passam.

3. O arrogante. As pessoas arrogantes são uma perda de tempo, pois veem tudo o que os outros fazem como um desafio pessoal. A arrogância é uma falsa confiança e esconde sempre grandes inseguranças.

4. O que pensa em grupo. Este tipo de pessoas escolhem o caminho da menor resistência e são conhecidos por propagarem a mentalidade do ‘é assim que nós fazemos sempre’.

5. O desafortunado. Responsabiliza muito rapidamente a sua falta de realização pela falta de oportunidades. Destacam que estão onde estão pelo trabalho e não por sorte mas na verdade é a sua atitude que os impede de ver as oportunidades, e não a falta de sorte.

6. O temperamental. Há pessoas que não têm qualquer controlo sobre as suas emoções. As pessoas temperamentais têm mau desempenho porque deixam que as emoções atrapalhem o seu julgamento e a sua falta de autocontrolo destróis as suas relações.

7. A vítima. As vítimas são fáceis de identificar porque inicialmente irá criar uma empatia pelos seus problemas. Mas depois apercebe-se de que para elas tudo é um problema inultrapassável.

8. O ingénuo. Não consegue evitar ter pena destas pessoas, pois são as que acabam sempre por ser exploradas.

9. O que pede desculpa. Por cada pessoa que deve um pedido de desculpas, há uma que simplesmente pede desculpa vezes demais. As pessoas com falta de confiança estão sempre a pedir desculpa pelas suas ideias e ações – algo nada amigo do sucesso, claro.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho

Notícias Relacionadas