Nova ferramenta prevê altura humana com potencial de prognosticar doençasNotícias de Saúde

Quarta, 10 de Outubro de 2018 | 9 Visualizações

Fonte de imagem: The Conversation

Uma equipa de investigadores desenvolveu uma ferramenta de ADN que consegue prognosticar com exatidão a altura de um indivíduo.
 
A nova ferramenta foi criada na Universidade do Estado de Michigan, EUA, e pode prognosticar características humanas, como a altura, a densidade óssea e até o nível de habilitações académicas. Tudo baseado simplesmente no genoma do indivíduo.
 
Contudo, o interesse na ferramenta, ou algoritmo, não fica por aqui. Com efeito, o novo método possui ainda o potencial de avaliar o risco de um indivíduo relativamente a doenças graves como cancro e doenças cardiovasculares. 
 
“Embora tenhamos validado esta ferramenta para aqueles três resultados, podemos aplicar este método para prever outros traços complexos relacionados com riscos para a saúde como doenças cardíacas, diabetes e cancro da mama”, confirmou Stephen Hsu, investigador que liderou o estudo.
 
Para o desenvolvimento da ferramenta, a equipa analisou a constituição genética completa de quase 500.000 pessoas adultas no Reino Unido, através de aprendizagem de máquina.
 
Nos testes de validação, o computador conseguiu prever de forma rigorosa, a altura de todas as pessoas, com apenas cerca de 2,5 cm de margem de erro. 
 
O prognóstico da densidade óssea e das habilitações académicas não foi tão preciso, mas, no entanto, foi o suficiente para identificar indivíduos em risco de terem uma densidade óssea muito baixa associada a osteoporose ou em risco de terem problemas na aprendizagem na escola. 
 
Este modelo baseia-se em numerosas diferenças genómicas e constrói um prognosticador a partir de dezenas de milhares de variações. Os testes genéticos tradicionais procuram uma alteração específica nos genes ou cromossomas de uma pessoa, os quais possam indicar um risco mais elevado de certas doenças.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Genetics”