No que toca ao sucesso, a atitude vence o QINotícias de Saúde

Terça, 22 de Setembro de 2015 | 41 Visualizações

Fonte de imagem: leantesting

Uma psicóloga especialista em atitude e desempenho conclui que a atitude certa conduz mais ao sucesso do que um QI elevado.

A psicóloga Carol Dweck, especialista na relação entre a atitude e o desempenho, diz que para ter sucesso, mais importante do que ter um QI elevado, é preciso ter a atitude certa.

Um novo estudo da Universidade de Stanford sugere que a atitude permite prever melhor do que o QI o sucesso de uma pessoa no futuro.

Como reporta o site Insider, Carol Dweck encaixa as atitudes das pessoas em duas categorias: uma atitude fixa ou uma atitude orientada para o crescimento.

As pessoas com uma atitude fixa acreditam que são quem são e que não podem mudar. O que pode gerar problemas quando a pessoa é posto à prova.

Os indivíduos que possuem uma atitude orientada para o crescimento acreditam que podem melhorar com o esforço. E são estes que conseguem ultrapassar os que têm uma atitude fixa, mesmo tendo um QI mais baixo, uma vez que abraçam os desafios como oportunidades para aprender algo novo.

De acordo com Dweck, o sucesso passa pela forma como se lida com o fracasso. Que não tem de ser algo mau. O fracasso dá-nos informação útil mostrando-nos como fazer melhor da próxima vez. 

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas