Névoa mental pode ser causada por inflamaçãoNotícias de Saúde

Quinta, 28 de Novembro de 2019 | 16 Visualizações

Fonte de imagem: Harvard Gazette - Harvard University

Investigadores das Universidades de Birmingham e de Amesterdão descobriram uma possível razão para a névoa mental que acompanha várias doenças.
 
A névoa mental é um tipo de fadiga debilitante e é experienciada, quase sempre, por pessoas com problemas de saúde crónicos.
 
De forma a perceber qual o impacto da inflamação causada pela doença no cérebro, a equipa focou-se na zona cerebral responsável pela atenção visual em 20 jovens adultos homens. 
 
Estes receberam uma vacina da febre tifoide causada pela bactéria Salmonella que causa inflamação temporária, mas não tem outros efeitos secundários. Num dia diferente, antes ou depois desta injeção, os rapazes receberam uma injeção de água (placebo).
 
Depois de cada injeção foram tiradas amostras de sangue para avaliar os níveis de inflamação e a resposta cognitiva foi testada com imagens num computador para medir a sua capacidade de controlar a atenção. A atividade cerebral foi medida durante os testes.
 
Os testes tinham por objetivo avaliar três processos de atenção: o de alerta, o de orientação (selecionar e priorizar informação sensorial relevante) e o de controlo executivo (decidir ao que dar atenção quando as informações apresentadas são divergentes).
 
Os resultados revelaram que a inflamação afetou a atividade cerebral ligada ao estado de alerta, mas não os outros processos de atenção.
 
Ali Mazaheri, autor sénior do estudo, afirma: “Estes resultados mostram claramente que existe uma parte específica da rede cerebral que é afetada pela inflamação. Isto pode explicar a névoa mental”.
 
Esta descoberta é um grande passo no entendimento da ligação entre a saúde física, cognitiva e mental.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Neuroimage”