Neurologista José Castro Lopes homenageado por trabalho pela prevenção do AVCNotícias de Saúde

Quinta, 16 de Fevereiro de 2017 | 48 Visualizações

Fonte de imagem: Os Breves.pt

O neurologista José Castro Lopes, fundador da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) e que se tem destacado na sensibilização da sociedade civil para esta doença, vai ser homenageado hoje no âmbito das Jornadas Nacionais Patient Care.

O neurologista José Castro Lopes, fundador da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) e que se tem destacado na sensibilização da sociedade civil para esta doença, vai ser homenageado hoje no âmbito das Jornadas Nacionais Patient Care.

José Castro Lopes “tem sido incansável na sua missão de reduzir a mortalidade e incapacidade devido ao AVC em Portugal”, afirmou Patrícia Canhã, em nome da direção da SPAVC.

A neurologista adiantou que, enquanto presidente da SPAVC, José Castro Lopes “tem incentivado e desenvolvido inúmeras ações, de elevada qualidade, focadas em aspetos diversos: na formação dos profissionais de saúde, para melhorar os cuidados aos doentes com

AVC, na promoção da investigação científica, incentivando os médicos mais jovens, no ensino à população, não se cansando de a lembrar da sua responsabilidade na prevenção do AVC”.

José Castro Lopes “protagoniza a voz que clama (e reclama) a prevenção do AVC, o acesso ao tratamento na fase aguda, e o direito à reabilitação. De forma atenta, esclarecida e firme e, acima de tudo, com grande convicção, persistência e entusiamo”, prosseguiu.

José Castro Lopes fundou a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), organização a que preside desde a sua fundação, há 12 anos.

Para Rui Cernadas, secretário-geral das XXI Jornadas Nacionais Patient Care, que decorrem sexta-feira e sábado, em Lisboa, José Castro Lopes tem realizado “um trabalho extraordinário e fundamental de sensibilização da sociedade civil para o tema do AVC, ao mesmo tempo que assume um importante papel pedagógico para os médicos mais jovens”.

“Dos cerca de 2.800 participantes esperados para a 21.ª edição das Jornadas Patient Care, cerca de metade são médicos com menos de 35 anos. Este parece, pois, o momento certo para colocar o professor Castro Lopes como figura homenageada, sem esquecer a importância do AVC sob o ponto de vista médico, enquanto problema de saúde pública”, afirmou.

Tal como é tradição nestas jornadas, o homenageado irá assumir a presidência do evento no primeiro dia do programa científico que é dedicado ao AVC enquanto doença vascular.

José Castro Lopes é especialista de Neurologia desde 1969. Conta com 44 anos de atividade clínica no Hospital Geral de Santo António, Porto.

 

Partilhar esta notícia
Autor
Lusa
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados