NEC e VAXIMM anunciam colaboração para vacinas personalizadas de neoantígenos contra o cancroNotícias de Saúde

Terça, 19 de Novembro de 2019 | 4 Visualizações

Fonte de imagem: MC Services AG

Lisboa, 19 de novembro 2019 – A NEC Corporation (NEC; TSE: 6701), líder em tecnologias de rede e TI, e a VAXIMM AG, empresa de biotecnologia suíça/alemã focada no desenvolvimento de imunoterapias orais de células T, assinaram um acordo estratégico de colaboração em ensaios clínicos, bem como um acordo de investimento de capital para desenvolver vacinas inovadoras e personalizadas de neoantígenos contra o cancro.

De acordo com os termos do acordo de colaboração - que não é exclusivo para nenhuma das partes - a NEC irá fornecer financiamento para um ensaio clínico de Fase I. A NEC e a VAXIMM irão desenvolver vacinas personalizadas contra o cancro recorrendo à tecnologia de inteligência artificial (AI) de ponta da NEC, que é utilizada no seu sistema de previsão de neoantígenos, e à tecnologia de imunoterapia de células T exclusiva da VAXIMM. A avaliação das vacinas será feita num ensaio clínico de Fase I em vários tumores sólidos, algo que está planeado acontecer no início de 2020, sendo a VAXIMM a empresa responsável pela sua implementação.

Na sequência deste acordo, a NEC fica ainda com a opção dos direitos de desenvolvimento e comercialização deste programa em todo o mundo, exceto para a China e para outros territórios asiáticos fora do Japão.

Para Osamu Fujikawa, Vice-Presidente Sénior da NEC Corporation "o cancro é um dos maiores desafios na área da saúde, com milhões de novos casos diagnosticados anualmente, em todo o mundo. A tecnologia da NEC está bem posicionada para o desenvolvimento da medicina personalizada e estamos profundamente comprometidos com o desenvolvimento de tratamentos eficazes para pacientes com cancro. Por isso, estamos muito satisfeitos por poder trabalhar com a VAXIMM, no sentido de desenvolvermos em conjunto uma imunoterapia ideal para cada paciente.”

Heinz Lubenau, PhD, Diretor de Operações e Co-Fundador da VAXIMM referiu que “estamos entusiasmados por iniciar esta aliança com a NEC e por poder contar com o seu apoio neste projeto.. A inovadora tecnologia de inteligência artificial da NEC irá permitir não só a identificação, mas também a priorização dos neoantígenos de cada paciente, facilitando a otimização do seu tratamento. Assim que a lista de neoantígenos estiver disponível, vamos poder aplicar a nossa tecnologia para produzir rapidamente uma vacina personalizada. A terapia individualizada está hoje em dia na vanguarda do tratamento do cancro e, através desta colaboração, poderemos contribuir ainda mais para esta abordagem"

Sobre o negócio da NEC de desenvolvimento de cuidados médicos através de IA

Para mais informações, por favor, visite https://www.nec.com/en/global/solutions/ai-drug/

Sobre o sistema de previsão de neoantígenos da NEC

A previsão de neoantígenos da NEC utiliza a sua IA exclusiva, combinada com fluxos de bioinformática da NEC OncoImmunity AS, o que torna este sistema como o principal a nível da previsão de neoantígenos no mercado. De modo a priorizar com eficácia os vários neoantígenos identificados num único paciente, a NEC faz uma extensa avaliação aos neoantígenos candidatos.

Comunicado de Imprensa:

NEC adquire empresa norueguesa de bioinformática OncoImmunity AS

https://pt.nec.com/pt_PT/press/201909/20190902_01.html

Sobre a VAXIMM

A VAXIMM é uma empresa privada suíça / alemã de biotecnologia que desenvolve imunoterapias orais de células T para pacientes com cancro. A plataforma do produto VAXIMM é baseada numa estirpe de vacina bacteriana viva, atenuada, segura e disponível por via oral, que é modificada para estimular as células T citotóxicas dos pacientes por forma a atingir estruturas específicas do tumor. A empresa tem um conjunto de candidatos a desenvolvimento complementar destinados a diferentes estruturas tumorais. O candidato a produto principal, o VXM01 oral, ativa células atacantes direcionadas à vasculatura específica de tumores e certas células imunossupressoras, aumentando assim a infiltração de células imunes em tumores sólidos.

Atualmente, o VXM01 está em desenvolvimento clínico para vários tipos de tumores, incluindo cancro no cérebro. Além disso, a VAXIMM tem também um programa neoantígeno (VXM NEO) que se encontra em desenvolvimento pré-clínico. A plataforma da empresa permite a criação e rápida distribuição de vacinas personalizadas de células T contra o cancro, podendo superar assim os principais problemas enfrentados por outras abordagens de neoantígenos. A VAXIMM tem um acordo de colaboração com a China Medical System Holdings (CMS) que concede à CMS a totalidade dos direitos na China e noutros países asiáticos (excluindo o Japão), para os atuais programas da VAXIMM.

Os investidores da VAXIMM incluem a BB Biotech Ventures, BioMed Partners, CMS, M Ventures e Sunstone Capital. A VAXIMM AG está sediada em Basileia, Suíça, e a sua subsidiária VAXIMM GmbH, em Mannheim, na Alemanha, sendo esta ultima responsável pelas atividades de desenvolvimento da empresa. Para mais informações, consulte: www.vaximm.com.

Sobre a NEC Corporation

A NEC Corporation é uma empresa líder na integração de tecnologias de informação e de rede que beneficiam as empresas e as pessoas em todo o mundo. O Grupo NEC proporciona de forma global Soluções para a Sociedade (“Solutions for Society”) que promovem a segurança, eficiência e igualdade social em todo o mundo. De acordo com a sua assinatura de marca corporativa - «Orquestrando um mundo melhor» - a NEC tem por objetivo contribuir para a resolução de um leque variado de desafios e criar valor social para o mundo de amanhã. Para mais informações, visite a NEC em https://www.nec.com.

Partilhar esta notícia
Autor
Banco da Saúde
Referência

Notícias Relacionadas