Não consegue dizer não ao chocolate? Esta é a razãoNotícias de Saúde

Sábado, 25 de Fevereiro de 2017 | 48 Visualizações

Fonte de imagem: fabricadochocolate

Especialista revela que o efeito ‘viciante’ do chocolate pode estar relacionado com a primeira alimentação que fizemos.

Os grãos de cacau são 50% gordura e dão origem ao chocolate, irresistível e até viciante para muitos. Mas o que é que o torna tão deliciosamente viciante?

O Dr. Michael Mosley explica no seu programa de televisão ‘The Secrets Of Your Food’ (‘Os segredos da sua comida’, em tradução livre para português) que gostar tanto de chocolate se deve em parte à sua viscosidade cremosa e à forma como se derrete na boca.

Os recetores de toque especiais nas nossas línguas detetam isso e é portanto, a textura e não tanto o sabor, que nos provoca sensações maravilhosas nos centros de prazer presentes no cérebro.

Mas algo crucial para este prazer ocorrer é, além da própria textura, o açúcar adicionado para deixar o chocolate mais doce.

Na natureza, a gordura e o açúcar raramente se encontram juntos - exceto no leite materno, onde encontramos a proporção de duas partes de açúcar (na forma de lactose ou açúcar de leite) para uma parte de gordura, bem como a mesma viscosidade que amamos Chocolate e nas natas.

Por outras palavras, como o especialista destaca no Daily Mail, estamos ‘programados’ para gostar destes alimentos porque eles são como o nosso primeiro alimento - e à medida que envelhecemos, o nosso gosto por esta mistura de hidratos de carbono e gorduras não muda muito, na verdade.

É possível encontrar a mesma proporção de hidratos de carbono e açúcar no leite materno em muitas comidas às quais não conseguimos resistir, como bolachas, bolos e batatas fritas. Os produtores destes produtos têm explorado esta ‘fórmula de ouro’ para nos manter ‘agarrados’ aos seus produtos.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho

Notícias Relacionadas