Não consegue adormecer os seus filhos? Siga estas dicasNotícias de Saúde

Sexta, 16 de Outubro de 2015 | 60 Visualizações

Fonte de imagem: clinicaalamedadaserra.

A hora de ir para a cama pode ser a altura mais stressante do dia, especialmente quando os seus filhos parecem ter energia que nunca mais acaba.

Apesar de lhe dar pesadelos só de pensar que tem de pôr os seus filhos a dormir, há algumas formas fáceis de implementar uma rotina que vão transformar esta altura do dia num verdadeiro sonho.

O The Sun, reuniu oito dicas para conseguir pôr os seus filhos a dormir esta noite, sem stress.

Inicie um ritual. Rotinas ‘da hora de ir para a cama’ são fundamentais para ajudar a criança a adormecer e a ficar a dormir mais facilmente. Estas rotinas devem durar entre 35 e 40 minutos e devem incluir as mesmas três a quatro atividades todas as noites. Pode incluir aqui o banho, o creme, a música relaxante, as luzes mais baixas, a televisão desligada ou até os beijinhos de boa noite aos seus brinquedos preferidos.

Leia-lhes uma história. As crianças que ouvem ou leem histórias antes de dormir têm um sono de melhor qualidade. Por isso, tente encorajar o seu filho a ouvir uma pequena história antes de dormir. Para os mais velhos, dê-lhe meia hora para lerem uma história antes de apagar as luzes.

Nada de aparelhos eletrónicos. Se o seu filho tem tido dificuldades em adormecer, desligue a televisão, os computadores, tablets ou jogos de vídeo meia hora antes da hora de ir para a cama. Os aparelhos eletrónicos e até a luz que imitem vão deixar o cérebro do seu filho desperto e não é isso que quer quando eles têm de ir dormir.

Escolha luzes ‘suaves’. Optar por ter luzes mais fracas no quarto, por exemplo, vai fazer com que o corpo alivie a produção de cortisol, a hormona do stress, e ajuda o cérebro a perceber que é ‘hora de dormir’. Isto vai fazer com que o corpo do seu filho entre num estado mais calmo e pronto para uma boa noite de sono.

Estabeleça um horário de ir para a cama individual. As horas que o seu filho precisa de dormir dependem muito da idade. Adapte o horário de ir para a cama às necessidades de cada criança. As crianças em idade escolar precisam de dormir entre 9 e 12 horas.

Crie um ambiente propício para o sono. Os peluches são ótimos para confortar as crianças na hora de ir dormir mas ter muitos peluches na cama pode distraí-los e fazer com que queiram brincar em vez de dormir. Ter lençóis suaves, ter luzes baixas, um ambiente calmo e sem barulho e retirar os brinquedos do quarto vão fazer com que seja mais fácil para a criança adormecer.

Acabe com os medos da criança. Se a criança tem medo de ir dormir deve abordar o assunto e falar com ela sobre o que a atormenta. Tente encontrar um brinquedo especial para ‘ficar de guarda’, por exemplo para que a criança deixe de ter medo. Também pode utilizar um ‘spray anti-monstros’ para que a criança se sinta mais segura, dê largas à imaginação para tentar ajudar o seu filho.

Não se foque no sono. Tal como com os adultos, focar-se em ir dormir pode ser a pior coisa quando se tem dificuldades em adormecer. Em vez de enfatizar que a criança tem de dormir, tente acalmar e ajudar o seu filho a relaxar, assim ele vai adormecer naturalmente, e não porque foi pressionado.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas