Multivitaminas na gravidez associadas a menos autismo com incapacidade intelectualNotícias de Saúde

Segunda, 09 de Outubro de 2017 | 11 Visualizações

Fonte de imagem: Huffingtonpost

As grávidas que tomam multivitaminas durante a gravidez poderão proporcionar ao bebé um menor risco de desenvolverem autismo com incapacidade intelectual.
 
A conclusão foi tirada num estudo efetuado por uma equipa de investigadores da Universidade Drexel, EUA, que contou com dados de crianças que viviam no condado de Estocolmo, Suécia, durante pelo menos quatro anos, entre 2001 e 2011.  
 
A equipa apenas incluiu crianças que tinham entre quatro e 15 anos de idade no fim de 2011. Para tornar os resultados mais robustos, foram recolhidos dados sobre os irmãos das crianças de forma a considerar alguns fatores não visíveis no desenvolvimento do autismo, como hereditariedade e comportamentos saudáveis. 
 
Foi verificado que as crianças cujas mães tinham tomado multivitaminas durante a gravidez apresentavam cerca de menos 30% de risco de desenvolverem autismo com incapacidade intelectual. No entanto o risco de as crianças desenvolverem autismo sem incapacidade intelectual não foi aparentemente afetado.
 
Brain Lee, autor sénior do estudo comentou, face ao observado, que “uma ligação potencial entre o uso de suplementos durante a gravidez e o autismo é intrigante porque sugere um potencial caminho para a redução do risco”.
 
“Houve mais estudos em anos recentes sobre variados aspetos da alimentação durante a gravidez e o risco de uma criança desenvolver autismo que envolvem multivitaminas ferro, ácido fólico, citamina D e mais, mas a evidência continua a ser inconclusiva”, acrescentou Elizabeth DeVilbiss, autora principal do estudo.
 
Segundo ainda a investigadora, este estudo fornece mais informação sobre o tema, mas estabeleceu uma associação e não uma relação causal. Assim torna-se necessária mais investigação nesta área. 

 

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “BMJ”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados