Mulheres enjoam e perdem memória durante a gravidez. Saiba porquêNotícias de Saúde

Terça, 17 de Novembro de 2015 | 52 Visualizações

Fonte de imagem: gildodopt

São vários os sintomas das mulheres durante o período de gestação e a grande maioria é visto como comum, mesmo que a sua origem seja desconhecida.

Enjoos matinais, perda de memória, olfato apurado, dores abdominais. São muitos os sintomas das mulheres durante o período de gestação, mas são poucas as que sabem a origem destas situações

Para desfazer as mais curiosas dúvidas, a revista Exame decidiu explicar o que está na origem destes sintomas e porque é que se manifestam durante a gravidez.

No caso dos enjoos matinais, estes afetam cerca de 90% das grávidas e podem estar relacionados com a reação do corpo ao aumento da HCG (hormona da gravidez que é mais intensa entre a 12ª e a 14ª semana de gestação) e com a libertação de toxinas que são nocivas para a saúde do feto. Em ambos os casos, o enjoo surge como algo benéfico à mulher e ao feto, diz a ciência.

Quanto ao olfato apurado, tal deve-se a uma maior sensibilidade das grávidas a cheiros desagradáveis, como o do tabaco, perfumes, comida estragada ou até mesmo especiarias mais intensas.

Embora as grávidas tenham uma maior capacidade de identificar odores, não existe ainda qualquer evidência científica que revele que têm o olfato mais apurado do que qualquer outra mulher. É tudo uma questão de sensibilidade – que pode ainda estar relacionada com os enjoos.

Mas se a ciência não conseguiu comprovar o olfato apurado das mulheres grávidas, o mesmo não se pode dizer da perda de memória. Segundo a Exame, são vários os estudos científicos que revelam que as mulheres em período de gestação são menos eficazes em completar tarefas que impliquem o uso da memória. Em causa (e como se verificou num estudo feito em ratos de laboratório do sexo feminino) pode estar a menor produção de neurónicos no hipocampo durante os nove meses de gestação.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados