Mulheres devem ter filhos até aos 35...ou congelar os óvulosNotícias de Saúde

Quarta, 17 de Junho de 2015 | 132 Visualizações

Mulheres que queiram criar uma família devem ter filhos ou congelar os seus óvulos até aos 35 anos, defendem os médicos após um estudo em que verificaram que a fertilidade começa a decrescer de forma vertiginosa após as quatro décadas de vida.

Os investigadores verificaram que aos 44 anos as mulheres são 18 vezes menos capazes de ficar grávidas do que quando têm menos seis anos de idade. Por esse motivo, defendem que as mulheres devem parar de adiar a maternidade e de colocar, constantemente, a sua carreira à frente da sua vida pessoal.

Por isso, aconselham as mulheres a ter filhos até aos 35 anos ou, em contrapartida, a congelar os óvulos.

O estudo, o maior e mais detalhado na área até ao momento, segundo o The Telegraph, foi apresentado na conferência anual sobre reprodução humana, que se realizou em Lisboa. O trabalho, da autoria do Hospital Universitário Quiron – Dexeus em Barcelona, demorou 12 anos a ser produzido e envolveu 4 mil mulheres.

Nele, conclui-se que as mulheres nos 38 anos, e que se submeteram a tratamentos de fertilidade, conseguiram ter filhos. Nesta idade, a probabilidade de ser mãe é 18 vezes superior à que existe quando se tem 44 anos.

Os autores do estudo defendem que as mulheres não têm a noção da influência que a idade tem na capacidade ou não de reproduzir.

Partilhar esta notícia
Referência