Microbioma intestinal pode quase recuperar após antibióticosNotícias de Saúde

Segunda, 29 de Outubro de 2018 | 19 Visualizações

Fonte de imagem: itsnotwhatitswhy

Um novo estudo demonstrou que o microbioma intestinal pode ficar quase completamente erradicado com a toma de antibióticos, mas que consegue quase recuperar no espaço de alguns meses.

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Saúde e Ciências Médicas da Universidade de Copenhaga, Dinamarca, liderada por Oluf Pederson, decidiu investigar aquela associação, tendo contado com a participação de 12 homens jovens saudáveis, aos quais foi pedido que tomassem três antibióticos de última linha durante quatro dias.

Foi observado que, após a toma dos fármacos, o microbioma intestinal dos participantes foi erradicado quase por completo. No entanto, ao longo dos seis meses seguintes o microbioma quase recuperou, de forma gradual. 

“Estamos a emonstrar que a comunidade de bactérias intestinais de adultos saudáveis é resiliente e capaz de recuperar após a exposição simultânea de curta duração a três antibióticos diferentes. Contudo, os nossos achados sugerem também que a exposição a antibióticos de largo espetro poderá diluir a diversidade do ecossistema de bactérias intestinais”, comentou Oluf Pedersen.

“Há provas que as populações ocidentais possuem uma diversidade consideravelmente inferior no microbioma intestinal do que os povos nativos que vivem em certas partes de África e Amazónia. Uma explicação possível para isto poderá ser o uso generalizado de antibióticos no tratamento de doenças infeciosas”, considerou Oluf Pedersen.

Partilhar esta notícia
Referência